Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

“Pretendo continuar até quando eles quiserem”, diz mãe que viralizou por amamentar filhos de idades diferentes ao mesmo tempo

Do site da Crescer

Vídeo compartilhado nas redes sociais por Emônyck Mayumi, de 28 anos, de Cáceres (MT) amamentando os pequenos Izar, de 1 mês, e Órion, de 2 anos teve mais 1,2 milhão de visualizações

Por Juliana Malacarne

12/05/2023

O que era mais um dia comum para Emônyck Mayumi, de 28 anos, de Cáceres (MT), se transformou em algo extraordinário depois de ela compartilhar no Tik Tok um vídeo amamentando ao mesmo tempo seus dois filhos Izar, de 1 mês, e Órion, de 2 anos. A ação, que faz parte de seu cotidiano, rapidamente viralizou nas redes sociais e, desde sua publicação no dia 2 de maio, a postagem recebeu mais de 1,2 milhão de visualizações. “Não esperava de forma nenhuma tanta repercussão", disse a mãe em entrevista à Crescer. “A gente faz essas gravações para relembrar no futuro, mas acaba esquecendo que nem todo mundo tem conhecimento sobre aquilo. Me surpreendi ao ver quanta gente achou inusitado o fato de os dois mamarem juntos”.

Emônyck explicou que foi o marido Tarcísio, de 29 anos, quem fez a filmagem pouco depois de ela chegar em casa do trabalho. “Ele tinha ficado um pouco sozinho com as crianças, mas, assim que me viram, os dois pediram para mamar. Aí dei um jeitinho, né? Cada um ficou em um seio”, diz a mãe. “Para mim, amamentar é muito gratificante e pretendo continuar até quando eles quiserem e pedirem. Porém, vou parar de oferecer quando meu caçula completar dois anos e seguir um desmame gentil, respeitando o tempo deles”.

A mãe revela que o processo de amamentar os dois filhos ao mesmo tempo aconteceu naturalmente e não foi planejado. “Quando engravidei do Izar, perdi a vontade de amamentar o Órion e meu leite chegou a secar”, conta a mãe. “Apesar disso, ele sempre pediu para continuar mamando e eu dava de vez em quando. Assim que ele me viu chegando em casa com o bebê, ele pediu para mamar de novo e deixei. Não quis tirá-lo abruptamente do peito logo após a chegada do irmãozinho. Por enquanto, estou amamentando os dois e tem dado certo”.

Mesmo com o arranjo funcionando bem para a família, a postagem de Emônyck recebeu alguns comentários negativos nas redes sociais. “Muita gente criticou”, disse. “Falaram que aquilo era ruim para o mais velho, que estávamos acostumando ele mal, que o pequeno ia ficar sem leite... Tudo sem fundamento. O pediatra e o obstetra acompanharam meu processo de amamentar os dois desde o início e disseram que não havia problema. Realmente, fiquei com medo de o caçula perder peso por eu estar amamentando os dois, mas isso não aconteceu. Desde a primeira consulta, ele tem ganhado o peso recomendado”.

Apesar das críticas, a maioria dos usuários elogiou a atitude da mãe e compartilhou relatos de experiências similares em suas famílias. “O ato mais lindo é a amamentação! Parabéns, mamãe”, escreveu uma internauta. Enquanto outra comentou: “Minha mãe amamentou meu irmão e eu ao mesmo tempo. Crescemos fortes e saudáveis”. E uma terceira elogiou: “Que cena linda, quanto amor!”.


Amamentação em tandem é segura?

Sim. Estudos não demonstram aumento de riscos na amamentação em tandem – aquela para mais de uma criança, de idades diferentes, ao mesmo tempo - nem para a mãe nem para as crianças, segundo Moises Chencinski, colunista da CRESCER, pediatra e membro da Câmara Técnica de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Os profissionais da saúde que acompanham a mãe devem estar cientes dos planos dela em relação à amamentação apenas para tirar dúvidas ou avaliar eventuais preocupações que possam surgir.

Clery Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP), ressalta a importância de levar em consideração o lado emocional do aleitamento em tandem. “Se a mãe consegue fazer este procedimento de uma forma tranquila, se ela não está esgotada, se ela se sente confortável e emocionalmente consegue administrar todas as crianças não há problema”, esclarece.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545