Educação

TDAHI

“Não consigo aprender mais nada. Leio, leio e não “fixo” mais nada. Sempre estou voltando para as páginas anteriores para ler de novo e ver se consigo memorizar. Quando memorizo, só dura pouco tempo. O mais impressionante é que isto não ocorre apenas com estudo, mas com as coisas em geral … “

“Cada dia que passa me sinto mais estressada e cheia de coisas para fazer e acho que não vou dar conta, mesmo. Não tem jeito de me organizar ou escolher apenas o que é importante. Faço coisas menos importantes na frente (ou no meio, o que é mais comum) de coisas importantes que deveria fazer. “

“Esta história de agenda e lista de coisas a fazer é recente; decidi isto porque sou muito desorganizada. Só para se ter uma idéia, tenho que despejar um inquilino que não paga o IPTU. Pois bem: não sei onde está o contrato, não acho os carnês anteriores do imposto e meu advogado diz que não pode me ajudar se eu não encontrar os documentos. E os meu clientes ainda têm uma enorme confiança em mim e no meu trabalho, me acham super-competente e organizada ! Como, eu não sei… “

“Quando era criança, nada me satisfazia, não ficava quieto nunca, não conseguia brincar nem por meia hora dentro de casa ou com algum brinquedo que tivesse ganhado. Ela (e outras pessoas mais próximas) sempre diz: ninguém conseguia te agüentar. Sempre me senti muito, mas muito diferente. Nada me satisfazia durante muito tempo, tudo passava a ser um tédio com o tempo, principalmente depois que as minhas brincadeiras na rua (correndo, pulando e escalando sem parar) não faziam mais sentido, pois já era adolescente.”

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Se você se identificou com algum destes relatos ou conhece alguém assim, atenção !!! Você pode estar diante de um quadro de TDAH: Transtorno por Distúrbio de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade.

O site www.tdah.org.br pode te dar informações importantíssimas sobre este quadro. Site de fácil navegação e muito elucidativo. São vários os tópicos disponíveis para seu conhecimento:

O que é TDAHI - Quadro Clínico - Depoimentos - Livros e Vídeos - Links relacionados e muito mais informações.

Além disso, há um cadastro de profissionais habilitados a atender indivíduos com suspeita de TDAHI (médicos, psicólogos e serviços públicos).

Só para ilustrar:

Critérios de Brown (resumidos) para suspeita de TDAH 

1.Ativação e Organização no Trabalho: dificuldades em iniciar tarefas, organizar-se, estimular-se sozinho para rotinas diárias.

2.Sustentação da Atenção: dificuldades para manter a atenção nas tarefas, distração ou “sonhos acordados” excessivos durante o dia, em especial enquanto está ouvindo ou lendo por obrigação.

3.Manutenção da Energia e Esforço: dificuldades em manter um nível consistente de energia e esforço nas tarefas, sonolência diurna, “cansaço” mental.

4.Labilidade do humor e hiper-sensibilidade à crítica: irritabilidade variável e não desencadeada por fatores externos, aparente “falta de motivação”, rancor exagerado.

5.Dificuldades com a memória: dificuldades na lembrança de material recente (nomes, datas, fatos) e remoto.

É importante observar que os critérios de Brown pecam por ignorar a presença de um sintoma extremamente freqüente nos casos de TDAHI: o comprometimento da capacidade de inibir respostas, aspecto descrito na literatura como “impulsividade“.