Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Amamentar e exercícios. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.

Do site da Crescer

"Desde quando amamentar passou a ser tão chato e problemático e não uma fase que tem seus perrengues, mas da qual as mães se lembrarão com carinho, com saudades?", questiona o pediatra Moises Chensinski, que explica o que as lactantes devem levar em consideração ao praticar atividades físicas.

por Dr. Moises Chencinski - colunista

02/05/2023

Você certamente já ouviu que “gravidez não é doença”. Verdade. Mas isso não significa que não aconteçam fenômenos indesejados, que podem afetar o físico e as emoções das mulheres (dores, náuseas, azia, inchaço, alteração de imunidade, medos, sonolência, entre muitos outros). Mas, com que frequência você presencia debates e brigas, ao vivo ou pelas redes sociais, entre grupos de gestantes que defendem “engravidar” e outras que advogam “não engravidar”, mesmo sendo essa, na imensa maioria das vezes, cada vez mais uma decisão principalmente da mulher?

Mas, a amamentação... Affffeeeeeeee... Mi-se-ri-cór-di-a...

Não pode comer (alho, curry, pimenta, frutas cítricas, feijão, brócolis), beber (café, leite, álcool), cama compartilhada, tingir cabelos, fazer tatuagem, botox, sair, transar, praticar atividade física... em resumo... não pode ser livre, ser feliz e viver.

Quando foi que o aleitamento materno passou a ser mais associado a dores, restrições, sacrifícios, dificuldades, desafios, obrigações, moral, solidão, abandono do que a uma fase da vida, que pode ser hormonal, natural, feliz, desejada e até “opcional”, ou seja, uma decisão que cabe, exclusivamente, à mãe? Desde quando amamentar passou a ser tão chato e problemático e não uma fase que tem seus perrengues, mas da qual as mães se lembrarão com carinho, com saudades?

Muitas dessas questões fazem parte dos tais “mitos da amamentação” (não aguento mais isso...), que já foram abordados aqui, na coluna “Eu Apoio Leite Materno”, em outras publicações (populares e científicas), junto com leite fraco, mamadas de horário marcado, amamentar ser sinal de amor...

E não se trata de romantizar ou romancear (são conceitos diferentes, mas cabem os dois) a amamentação. Longe disso.

Talvez, até mais importante para refletir seria para quem interessa manter essa divisão, esse confronto na amamentação? “Dividir para conquistar”. Já ouviu isso? E “criar dificuldades para vender facilidades”? Essas são táticas de marketing para “vender” produtos.


Atividade física durante a amamentação? Sim? Não? Talvez? Quem sabe?

Esse é um tema importante.
É sobre "outras formas" de exercitar corpo, mente e alma, muitas vezes tão questionadas durante o período em que acontece o aleitamento materno.

Malhar não pode prejudicar ou atrapalhar a amamentação?
A resposta, como sempre a mais prudente, é depende.

 

Algumas questões para levar em conta:

1-Você já praticava atividade física antes?
Aqui talvez esteja o maior “depende” das respostas. A atividade física é um fator importante de liberação de serotonina, um neurotransmissor normalmente ligado ao prazer e bem-estar. Se vier associada a sol, afeto, atividade sexual, meditação... ajuda muito.

Assim, sair com o bebê para passear ao sol (protegidos contra exposição solar direta) e amamentar podem ser grandes aliados na prevenção da depressão pós-parto.

Mas, se você nunca se exercitou antes, o cuidado aqui com as atividades físicas deve ser redobrado. O processo requer orientação profissional e vontade, sem ser mais uma das obrigações da mãe que amamenta.

2-Um pouco de pós-parto
Durante 9 meses de gestação, os músculos e ligamentos do útero e do abdome passaram por transformações gradativas. De uma hora para outra, em um dia, saem líquido amniótico (média de 1 litro, perto de 1kg), placenta (600 gramas) e bebê (3 a 3,5 kg em média) num total de quase 5 kg de peso e de volume. Essa mudança precisa de um tempo para readaptação de tamanho, forma e função.

Durante a amamentação, a ocitocina, que promove a saída do leite das glândulas mamárias, ajuda a contrair o útero para que ele volte de forma mais rápida ao seu tamanho anterior. Esse processo pode vir, naturalmente, acompanhado de “coliquinhas” e um pequeno aumento de sangramento nos primeiros dias pós-parto. Faz parte.

3-Tempo
Independentemente do tipo de parto, se não houver nenhuma intercorrência, é interessante aguardar de 6 a 8 semanas para iniciar as atividades físicas, ainda assim, após conversar com seus médicos (obstetra e pediatra, pelo menos). Mas, passear com a cria, na natureza, não requer prática nem habilidade, desde que a mulher se sinta confortável e segura para isso.

4-Reinício
A proposta é devagar e sempre. Comece aos poucos e aumente gradativamente o tempo e a intensidade dos exercícios, sempre contando com a orientação de um profissional da área que tenha experiência nessa fase.

5-Trajes
Vale lembrar que a transpiração poderá ser maior, até pelo reinício, com maior esforço, pelo tempo de parada de atividades, pelo peso adquirido. Como o volume dos seios aumenta e o exercício pode ser desconfortável, pensar em um sutiã que dê sustentação e conforto para a atividade física, sem ser muito apertado.

6-Hidratação e alimentação
Não é necessário comer por dois, mas um aumento de cerca de 500 calorias na ingesta pode favorecer a reposição do gasto de energia que o organismo materno tem para produzir o leite. A hidratação (água, chás, sucos naturais, água de coco, frutas) é importante tanto na produção de leite quanto na atividade física, para repor o líquido e eletrólitos perdido na transpiração. Cuidado com a “auto-hidratação” à base de energéticos ou os industrializados nessa fase.


Então, o que fazer? Ou não fazer?

A prática de atividade física deve ser incentivada e acolhida para a mulher que amamenta, desde que ela assim o deseje e esteja confortável e segura (mais uma vez) com essa situação, com ou sem o seu bebê (olha a rede de apoio aí, genteeeee), começando com baixo impacto, mais suave e, evoluindo de acordo com suas condições clínicas, físicas e emocionais, sempre com acompanhamento profissional.

Os exercícios de intensidade leve e moderada, além da contribuição para a saúde cardiovascular e emocional, favorecem a redução do estresse, controle de peso, prevenção de depressão pós-parto. Não há interferência na produção e composição do leite materno, no seu gosto (o ácido lático não aumenta no leite materno nesse ritmo), na imunidade e nem no crescimento do bebê.

Em grupo ou individual, práticas como ioga, caminhadas, natação, hidroginástica, dança circular, até atingir, cada uma a seu tempo, seu ritmo possível e desejável, é essencial para a mulher.

E, de acordo com Rubem Alves:
"O essencial faz a vida valer a pena”.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545