Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Amamentação em tandem: a mãe consegue produzir leite suficiente para mais de um filho?

Do site da Crescer

Segundo especialistas, a livre demanda é o maior estímulo para a produção de leite materno. Entenda

por CRESCER OFICIAL

14/05/2023

Será que dá para os dois? Nenhum vai passar fome? Vou aguentar? Essas são algumas das preocupações mais comuns entre as mães que amamentam mais de um filho ao mesmo tempo, o que é chamado de amamentação em tandem. Embora seja uma boa forma de manter o aleitamento materno após a chegada do caçula, ainda existem muitas dúvidas cercando o tema. “A amamentação em tandem é segura para a mãe e os filhos. É importante quebrar o tabu e reforçar que é uma prática que pode ser realizada”, aponta Clery Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Por isso, não se preocupe! Segundo especialistas, nenhum dos filhos ficará mal alimentado, pois a mulher é, sim, capaz de fornecer alimento suficiente para sustentá-los. "Se estimulada em livre demanda, uma mãe pode produzir leite para duas crianças. Gêmeos podem ser amamentados exclusivamente até o sexto mês, sem prejuízo à saúde de nenhum deles e nem à da mãe”, diz Moises Chencinski, colunista da CRESCER, pediatra e membro afiliado da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno).

Para Chencinski, a amamentação em livre demanda é o maior estímulo para a produção de leite materno. “O fato de o mais velho ainda mamar favorece a fase inicial (os primeiros dias), tanto na produção quanto na transição de colostro para o leite maduro”, acrescenta.

E não precisa se preocupar em separar um seio para cada criança. De acordo com o pediatra, o leite produzido para os dois seios é o mesmo, portanto, não faz diferença qual peito o lactente mais velho ou o recém-nascido mamam. “Por uma questão de estímulos dos bebês e lateralidade, é interessante a troca de seios por mamada, sem reservar um seio para cada um. O fator decisivo será sempre a proposta materna e seu desejo”, salienta o especialista.

Também não é preciso estabelecer uma ordem para os pequenos mamarem, não faz diferença no leite que cada um recebe. "Mama quem pedir. Falamos sempre em livre demanda. Mas é importante que os dois mamem os dois seios", diz Moises Chencinski.

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545