Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Minha irmã pediu meu leite materno para fazer sabonete para o seu bebê

Do site da CRESCER

A mãe recusou o pedido da irmã, principalmente porque vem tendo muitos problemas para amamentar seu bebê de seis meses

por CRESCER

09/05/2022

Mãe de um bebê de seis meses, uma mulher ficou chocada quando sua irmã a pediu um pouco do seu leite materno para fazer sabonete para sua filha que ainda não nasceu. Em um fórum online, a internauta conta que está tendo dificuldades para amamentar seu filho caçula, então decidiu tirar seu leite com uma bomba por cerca de 20 minutos, quatro vezes todos os dias. 

Ela reafirma que esse momento não tem sido fácil. "Tenho passado por uma 'aversão à amamentação', o que basicamente significa que eu recebo uma onda de hormônios negativos toda vez que começo a amamentar e fico muito irritada", conta.

Em meio a essa situação, a usuária do fórum relata que sua irmã mais velha está grávida de seis meses e lutou muito para engravidar. "Ela está ocupada se preparando para a gravidez com a qual sonha há anos. Faz cerca de uma semana que a minhã irmão pediu um pouco do meu leite materno para fazer sabonete para sua bebê que ainda não nasceu", revela a mãe. "Ela leu algo sobre cuidar da pele sensível do recém-nascido e está preocupada que sua filha herde seus próprios problemas de pele", continuou.

A internauta recusou o pedido da irmã, principalmente porque vem tendo muitos problemas para bombear seu leite. "Como detesto confronto, esperei alguns dias para lhe dizer: 'Não, não lhe daria meu leite. Preciso dele para alimentar meu filho'. Ela agora está furiosa comigo e reclamando com nossa mãe e minha outra irmã dizendo que estou sendo egoista e que não estou apoiando em sua gravidez milagrosa", desabafou a mãe.

No fórum, ela recebeu muito apoio. "Sua irmã pode usar seu próprio leite materno para fazer sabonete. Ela está sendo egocêntrica e autoritária", escreveu uma pessoa. Outras usuárias se identificaram com o momento que a mãe vem passando. "Sinto muito por você. Eu tive dois filhos e não fazia ideia de que existia algo como aversão induzida por hormônios. É uma loucura e, às vezes, um pouco assustador quando ouço o que outras mulheres tiveram que passar. Tenho uma amiga que tinha ataques de pânico enquanto amamentava seu terceiro bebê. Eu sofria por ela", comentou uma mãe.

Palavra de especialista 

Segundo o pediatra Moises Chencinski, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), não há uma recomendação médica para usar o leite materno como sabonete para bebês.

"O leite materno deve ser usado para nutrição e defesa do bebê. Se a mãe tiver leite materno sobrando, além do que oferece para seu bebê, seria interessante que esse leite fosse doado para os prematuros", explica o especialista. No entanto, o médico afirma que o leite ingerido pode ajudar na pele do bebê como proteção.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545