Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

A amamentação deveria receber a ISO 37001

Do BLOG da Editora Timo

Você já ouviu falar de ISO (International Standard Organization)? Ela tem vários padrões (9000, por exemplo) que certificam qualidade. É um Padrão de Organização Internacional, estabelecido por especialistas. Pense nela como uma fórmula que explica a melhor maneira de fazer algo, em várias áreas.

por Dr. Moises Chencinski - Colunista

16/03/2022

Exemplos de padrões? Tem lá. Na ISO.

Gerenciamento de qualidade para produtos, gestão para ajudar a reduzir os impactos ambientais, reduzir o desperdício e ser mais sustentável, normas de saúde e segurança no local de trabalho, de segurança alimentar, de segurança de TI para ajudar a manter as informações confidenciais seguras (tão esquecidas ultimamente, né?).

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por grande parte desses controles e entre eles quero apontar a ISO 37001, uma norma internacional (ISSO:37001:2016 – elaborada pelo Project Committee Anti-bribery management systems) desenvolvida para ajudar organizações a implementar um Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS), para ajudar a prevenir, detectar e abordar suborno.

Sei. E pra que tudo isso? E a amamentação?

Calmaaaaa. Vamos lá. Rsrs.

Recebo diariamente notícias internacionais a respeito de aleitamento materno e essa foi uma recente que me chamou atenção pelo tema: Dicas de desmame para mães que amamentam, de um jornal da Nigéria. A matéria reflete as condições locais e merece ser analisada sob essa visão.

Depois de especificar as vantagens do aleitamento materno para as mães e para os bebês, citando as recomendações da OMS, o artigo propõe as “10 leis (oi????) do desmame bem-sucedido” (todos os negritos são meus). Desmame aqui significando o fim da exclusividade da amamentação na alimentação do lactente:

Depois de especificar as vantagens do aleitamento materno para as mães e para os bebês, citando as recomendações da OMS, o artigo propõe as “10 leis (oi????) do desmame bem-sucedido” (todos os negritos são meus). Desmame aqui significando o fim da exclusividade da amamentação na alimentação do lactente:

- Tem que haver uma conexão emocional e física entre mãe e filho. Não demonstre qualquer antipatia pela comida que você dá ao seu bebê.
- A limpeza está ao lado do desmame bem-sucedido. A criança deve ser alimentada em um ambiente limpo. Mantenha as moscas longe de alimentos e utensílios de alimentação. Lave os dedos antes das refeições. Use copo e colher limpos para alimentar o bebê, pois o uso de mamadeiras para cereais como papa estimula o rápido crescimento de bactérias que podem resultar em diarreia.
- Introduzir a dieta de desmame a partir dos 4-6 meses. Não introduzir o desmame antes dos 4 meses, pois pode causar diarreia e leite materno insuficiente.
- Evite o desmame tardio (após 9 meses) para prevenir a desnutrição. A criança pode não gostar do novo alimento.
- Adicione legumes e frutas picados à dieta do bebê a partir dos 9 meses, quando o bebê pode mastigar.
- Continue a amamentar durante o período de desmame, pois fornece a proteína necessária para o crescimento do bebê.
- Como o bebê tem estômago pequeno, ele precisa de refeições mais frequentes do que um adulto. Dê à criança 4-5 refeições por dia, além do leite materno. Lave bem os alimentos e utensílios.
- Procure aconselhamento especializado de profissionais de saúde sobre amamentação ou visite o Chief Olu Akinkugbe Nutrition Center em Friesland WAMCO Campina em Ogba, Ikeja Industrial Estate.
- Consulte o seu médico quando o bebê adoecer.
Dicas gerais (atenção à questão cultural local)

*As mulheres que param de comer carne vermelha em combinação com vegetais verdes podem interromper a ovulação.

*Para combater a dor nas costas, coma salada com vegetais crus lavados, misturados com vegetais cozidos no vapor e muitas frutas, exceto banana.
*Coma muitas frutas como laranja, tangerina e goiaba que são ricas em vitamina C, fibras e folato.
*É necessária a ingestão de alimentos ricos em ferro e cálcio.
*Beba entre 6-8 copos de água por dia. Menos copos de água podem retardar seu metabolismo em 45 calorias em um dia.
*Leia livros que sejam cômicos ou sobre coisas que tirem sua mente do estresse.

Algumas informações interessantes, outras culturais e algumas que são tão absurdas que tive que pesquisar a origem.


E quem é FrieslandCampina?

Oh!! Que surpresa. Só que não.

FrieslandCampina é uma empresa cooperativa de laticínios, com 16.995 membros fazendeiros na Holanda, Bélgica e Alemanha, escritórios em 38 países, incluindo o Brasil, com produtos em mais de 100 deles, que tem como lema: “Nourishing by nature”, traduzido por “Nutrir por natureza”. E, em todo o seu site, é reforçado seu “amor” pelo… leite de vaca e seus derivados.

Começa a ficar claro? Dá para entender a abordagem sutil, subliminar (ou escancarada), do desmame aos 4 meses?

Acompanhem essa parte do site:

One gut, a lifetime of opportunity

(Um intestino, uma vida inteira de oportunidades)

O intestino tem um papel central na saúde e bem-estar das crianças. Leia mais sobre como os produtores de fórmulas infantis podem aproveitar a mágica do microbioma para desencadear os benefícios da saúde infantil ligados à imunidade, conforto digestivo, desenvolvimento cerebral e crescimento saudável. Fortalecidos por GOS e HMOs.

Isso é conhecido como Conflito de Interessesquando questões diversas (profissionais, financeiras, familiares, políticas ou pessoais) podem interferir no julgamento das pessoas ao exercerem suas ações dentro das organizações — com base na Norma de Certificação de Sistemas de Gestão de Compliance Antissuborno (NBR ISO 37001:2016).

Assim, fica muito claro que por trás da aparente preocupação e intenção em nutrir e cuidar, existe $empre um intere$$e maior, que pe$a mai$.

Não se deixe enganar. Procure por profissionais de saúde materno-infantil que te acolham, que te escutem, atualizados, éticos, que não têm outro interesse além de apoiar a tua escolha e estar ao seu lado para favorecer o seu caminho.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545