Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Vacina sem estresse: atitudes para deixar a criança tranquila na hora da imunização

Do site da Crescer

Veja o que os cientistas recomendam para que o momento da vacinação seja mais leve para você e para o seu filho

por Giovanna Forcioni

02/11/2021

Tomar vacina nem sempre é um momento tranquilo para as crianças. Mas aquilo que você faz e diz antes e logo depois da picadinha pode ajudar a deixar os pequenos mais calmos nas próximas vezes. E tem até comprovação científica para isso: uma pesquisa feita pela Universidade de York (Canadá), publicada no The Journal of The International Association for the Study of Pain, mostrou que o comportamento dos pais influencia (e muito!) a forma como as crianças menores de 5 anos reagem antes e após a vacinação.

Por isso, listamos aqui o que os cientistas recomendam para que a situação seja mais leve para você e para o seu filho:

ANTES
Ainda em casa, prestes a sair para vacinar, seja franco e explique o que vai acontecer. Assim, seu filho vai preparado e não é pego de surpresa.

DURANTE 
Na hora da aplicação, o melhor a se fazer é dar as mãos, abraçar ou oferecer um cafuné à criança, por exemplo. No auge da angústia, o contato físico pode ser o melhor calmante.

O pediatra Moises Chencinski também destaca outra alternativa para transformar o momento da imunização: a mamanalgesia, ou seja, a prevenção da dor pela amamentação. Em outubro de 2021, a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM) do Ministério da Saúde emitiu uma nova Nota Técnica que recomenda que a amamentação seja "incentivada durante o procedimento da vacinação, pois as evidências disponíveis apontam que se trata de uma intervenção não farmacológica eficaz na redução da dor e no estresse das crianças”.

DEPOIS 
Tentar distrair a criança logo após a picadinha pode fazer com que seu filho fique mais nervoso e angustiado. Espere um ou dois minutinhos e, só depois, quando a tensão inicial passar, diga frases de apoio e incentivo, como: “Você é muito corajoso, parabéns” ou “Foi difícil, mas você conseguiu”.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545