Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Mães que estão amamentando podem se vacinar?

Do site da Crescer

Não é raro encontrar quem fique em dúvida se pode ou mesmo se deve tomar imunizantes no período do aleitamento. Entenda mais sobre o assunto

por Mônica Kato

01/10/2021

Outubro Rosa está começando e nos chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. Esse é mais um motivo para destacar a importância do aleitamento materno e, por extensão, da doação do leite humano.

Não custa lembrar que ele é o alimento mais completo e essencial para os bebês. Por isso, até o sexto mês de vida, eles não precisam de nenhum outro nutriente, já que encontram no leite materno todos aqueles necessários para sua nutrição e seu desenvolvimento.

Nada mais esperado, então, que esse leite esteja disponível (seja da mãe, seja recebido por meio de doação) e que a lactante esteja saudável – física e emocionalmente. Por isso, além das dúvidas sobre a amamentação propriamente ditas, é importante resolver outros tipos de questionamentos, como os relacionados às vacinas para as mulheres que estão amamentando.

Dentro do esquema

O ideal é que, se a gravidez for planejada, o obstetra faça, junto com a paciente, uma agenda para colocar as vacinas em dia. Em geral, a mulher leva a carteira de vacinação às primeiras consultas e o médico recomenda as eventuais doses faltantes para completar o calendário vacinal. Assim, quando ela for dar de mamar, já estará com tudo em ordem.

Foi o que aconteceu com a assessora jurídica Viviane Cerci Leitão Scanavaca, 33 anos, mãe de Valentina, 5 anos, e Antonela, 40 dias. “Meu médico conferiu minhas vacinas e pediu que eu tomasse a dTpa [tríplice bacteriana acelular, contra difteria, tétano e coqueluche], a da gripe e a da covid-19”, conta. Viviane, que está amamentando Antonela em livre demanda, tem dúvida sobre a dose de reforço contra a covid-19. “Durante a gestação, tomei a CoronaVac. E gostaria de receber uma diferente como terceira dose”, diz.

Para o pediatra Moises Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, é bastante importante a lactante estar com as vacinas em dia, inclusive contra a covid-19. “Gestantes e puérperas (até 45 dias do parto), podem se imunizar contra o novo coronavírus tranquilamente, aqui no Brasil, com a CoronaVac e a Pfizer, cuja tecnologia de produção é segura para elas”, afirma. “Depois dos 45 dias, podem usar qualquer imunizante”, conclui. O especialista lembra que a vacina imuniza a mãe e protege o bebê, porque os anticorpos passam pelo leite.

Cerco completo

Embora a grande preocupação do momento seja a covid-19, é importante lembrar que há outras doenças contra as quais a lactante também precisa se defender. “As mães que estão amamentando devem priorizar, além do imunizante contra a covid-19, os contra hepatite B, a tríplice bacteriana acelular [como foi o caso de Viviane Scarnavaca] e a da influenza (gripe)”, diz a ginecologista, obstetra e mastologista Monique Novacek, da Clínica Mantelli (SP).

Assim como no caso da vacina contra a covid-19, anticorpos da mãe que se vacina contra todas essas enfermidades são transmitidos para o bebê por meio do leite materno. Isso é fundamental, já que, durante os primeiros meses, ele ainda está em plena construção da sua imunidade, à medida que vai tomando as vacinas previstas para sua faixa etária, e os anticorpos recebidos da mãe são importantes para a sua saúde. Enquanto isso, as mães que estão amamentando podem e devem ser imunizadas, seguindo orientação médica.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545