Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Setembro MULTICOLORIDO tem a proteção do AGOSTO DOURADO

Do site da Crescer

Estamos em setembro, o setembro da primavera, o setembro que colore nossa consciência.

Dr. Moises Chencinski - Colunista

17/09/2021

“Se uma empresa multinacional desenvolvesse um produto que fosse nutricionalmente equilibrado e uma comida deliciosa, uma droga milagrosa que previne e trata doenças, custa quase nada para produzir e poderia ser entregue em quantidades controladas pela necessidade dos consumidores. O simples anúncio de sua descoberta faria com que suas ações disparassem para o topo do mercado de ações. Os cientistas que desenvolveram o produto ganhariam prêmios e a riqueza e a influência de todos os envolvidos aumentariam dramaticamente. Mulheres vêm produzindo uma substância tão milagrosa, o leite materno, desde o início da existência humana...”

Gabrielle Palmer, The Politics of Breastfeeding, First Edition: Pandora Press, uma impressão de Unwin Hyman, Londres 1988.

Isso. Assim é, e sempre foi, e sempre será o leite materno.
#omelhorprodutodomundo

Estamos em setembro, o setembro da primavera, o setembro que colore nossa consciência.

Vermelho para cuidar da saúde do coração.
Verde para doação de órgãos e prevenção do câncer de intestino.
Amarelo para sensibilização a respeito da obesidade infantil.
Multicor da primavera, de 22 de setembro a 21 de dezembro de 2.021.

Setembro é vermelho

Criado em 2.000 pela World Heart Federation (WHO), reforçando a importância da atenção constante, desde a infância, o dia 29 de setembro – Dia Mundial do Coração – simboliza um cuidado com a saúde desse órgão vital.

Entre as recomendações para essa ação está a alimentação equilibrada pela vida toda. E tem começo melhor do que o leite materno? Não conheço.

É importante seguir as orientações de que o Leite de Mãe seja oferecido:

- Continuado até 2 anos ou mais;
- Exclusivo até o 6º mês, complementado, a partir daí, com alimentação saudável, natural e equilibrada;
- Em livre demanda desde a sala de parto.

Leite de Mãe é um excelente começo, mas precisa da complementação nutricionalmente saudável desde a introdução alimentar, passando pela adequação necessária em cada fase da vida. Em dúvida? Consulte o seu médico. Para o leite de mãe – pediatra e nutricionista.

Prevenção é fundamental e começa cedo. Leite de Mãe é mais rico em colesterol do que os seus substitutos. O colesterol é fundamental para produção de sais biliares, hormônios sexuais e vitamina D. O organismo recebe a informação que tem colesterol suficiente suprido pelo Leite de Mãe e não se programa para produzir mais. Assim, mesmo quando o criança não recebe mais o leite materno, a informação de não produzir mais colesterol do que o já programado permanece e faz diferença.

Estudos recentes concluíram que a oferta exclusiva de “Leite de Mãe” nos primeiros 3 meses de vida pode estar associada a um melhor perfil de gorduras no sangue no final da adolescência, sugerindo seus potenciais benefícios de longo prazo para a saúde cardiovascular, que devem ser apoiados.

Além disso, outro estudo mais recente ainda, já divulgado aqui, feito com prematuros, demonstrou que aqueles que receberam mais leite materno ainda na maternidade melhoraram a função cardíaca no 1º ano, com valores próximos aos dos bebês nascidos a termo, em um grupo controle.

Praticar atividades físicas, não fumar, controles médicos regulares de acordo com cada fase da vida complementam os cuidados importantes para um coração saudável.

Investir em AGOSTO DOURADO é um ótimo começo para menos preocupações com SETEMBRO VERMELHO.

Ainda este mês, voltamos para colorir um pouco mais o mês da primavera que está chegando.

#SigaSeuCoração
#oMelhorProdutoDoMundo

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545