Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Mudança de fases

O vídeo gravado desse texto está nos meus IGTVs do @doutormoises e @euapoioleitematerno

Esse texto está nos meus IGTVs como parte da série "Textos que eu poderia de ter escrito, mas não são meus. Só que esse... É MEU kkkkkkkkk

Dr. Moises Chencinski

15/03/2021

Esse texto tem relação com um Story que eu vi hoje de manhã (recomendo), vindo ao consultório, que está no canal do YouTube da PSIMAMA - NANDA PERIM.

CUIDADO COM O FALSO DESFRALDE

Vou começar falando de algo mais próximo, que todos vocês viveram.
VIDEOGAMES?

Da época dos fliperamas e da fundação da fábrica Atari (1972) até os dias de hoje, os videogames saíram das ruas (bares, lojas) e passaram a frequentar nossos lares com a produção de consoles. Com certeza, ou vocês viveram isso ou acompanharam seus filhos nessa trajetória. Quem se lembra dessa sequência?

1977 - Atari VCS - Pacman
1983 - Nintendo Entertainment System - Super Mario Bros
1990 - Super Nintendo
1994 - Playstation - Sony
2002 - Xbox - Microsoft
2013 - Playstation 4 - GAMERS
2020 - PlayStation 5 - PS5

Foi necessário um grande investimento financeiro e tecnológico para essa evolução. 
Mas, principalmente: TEMPO.
50 ANOS do nascimento do ATARI até hoje.

Uma das finalidades dos games, além de lazer, diversão e preencher o tempo, é chegar ao seu final, ser o vencedor. Mas, para isso, o jogador precisa passar por fases, das mais iniciais, que são mais fáceis, mais intuitivas, para que ele se acostume com os controles e com as ações e seus resultados, até o final do game.

E para passar de fase ele precisa desenvolver habilidades. Se ele começar o jogo na fase 3, sem ter passado pelas duas primeiras, são grandes as chances de não evoluir, de ficar estacionado por muito tempo nessa fase ou, até, de desistir desse jogo.

É necessário TEMPO para desenvolver as habilidades e as bases para resolver bem essa fase e passar para a próxima, sem ter riscos de não conseguir evoluir no game.

Sono

Desde o seu nascimento até sua morte todos os seres humanos dormem.

Inicialmente, um bebê não tem seu sistema de dia/noite adequado. A produção de melatonina não é adequada. O que adianta treinar um bebê de até 6 meses para dormir. Se ele não "aprender" no seu tempo, e não desenvolver as habilidades adequadas para adormecer, manter o sono, acordar e voltar a adormecer, e não solidificar essas habilidades, ele poderá ter grandes dificuldades nas próximas fases.

E cada um de nós, mesmo adultos, tem sua própria necessidade de sono para exercer suas funções de forma adequada. Tem gente que se dá bem com poucas horas de sono (5 horas por noite) enquanto outros precisam, de verdade, de mais horas (8 a 10).

Não dá para esperar ou até exigir que uma criança durma a noite toda, sem ela estar preparada física, fisiológica e emocionalmente para isso. Não há nenhum tratamento ou método que faça uma criança que não esteja pronta para esse momento não precisar acordar, por sua natureza, por suas necessidades, sem que isso traga consequências indesejáveis em seu desenvolvimento, em sua saúde.

 

Desfralde

Desde o seu nascimento até sua morte todos os seres humanos fazem xixi e cocô, ou, se preferirem, o 1 e o 2.

Nas primeiras fases desse game, isso acontece naturalmente. Para que uma criança conviva em sociedade, foram criadas ferramentas de proteção, para ela e para o mundo: AS FRALDAS. Não as fraldas não são vilãs. Elas cumprem um papel importantíssimo. Sem elas, o jogo ficaria uma ... você entendeu o que eu quis dizer.

Para que as fraldas não sejam mais necessárias, é fundamental que cada criança, dentro do seu tempo, esteja preparada para mudar de fase. E é fundamental que cada fase se consolide adequadamente para passar para a próxima. E quem decide quando isso vai acontecer deve ser a própria criança.

Ela, primeiro, precisa sentir que fez. Uma criança que faz 1, 2 ou 3 (1 + 2) ou 4 (muito 2...) e não se incomoda com isso, não terá condições de ficar sem as fraldas. Pelo menos não sem sujar e inundar o mundo (eles fazem muito xixi).

Depois a criança precisa sentir a vontade e começar a ter a consciência de que ela está fazendo xixi ou cocô. Só depois, quando ela souber se acertar com os controles de seu próprio videogame e entender qual botão ela aperta para segurar o xixi ou pra que lado ela mexe o joystick pra segurar o cocô, ela pode treinar certas habilidades para passar de fase. Mas o treinamento é feito COM FRALDAS. As fraldas são aliadas nessa trajetória.

Você não a passa de fase para que ela adquira as próximas habilidades. Você espera que ela tenha essas habilidades para passar ela de fase. Traduzindo: você não tira as fradas dela para ela controlar xixi ou cocô. Você espera que ela controle o xixi e o cocô para ela poder tirar as fraldas e passar de fase.

Só quando ela controla o andamento do jogo, compreendendo toda a dinâmica, com as habilidades estabelecidas, é que você começa o treinamento para que ela passe para a próxima fase. 

Se você antecipar a mudança de fase do game, sem as habilidades adequadas, ela vai "perder muitas vidas" (ou se sujar e se molhar muito) e é capaz de desistir ou, pelo menos, levar as marcas dessas "derrotas" adiante causando até traumas no futuro.

 

Desmame

Como quero abordar o DESMAME, vou me ater às crianças que são amamentadas.

Desde o seu nascimento até sua morte todos os seres humanos se alimentam de uma ou de outra forma. Mas, em cada idade, em cada fase desse jogo, é necessário ter as habilidades individuais de desenvolvimento dos nossos controles.

Do sugar ao aprender a mastigar, temos músculos, ossos, nervos diferentes envolvidos. Se eu antecipar a fase desse game para uma criança, fora de seu tempo, sem o preparo e a capacidade para se manter viva no jogo e saudável, há grande chance de problemas.

Por isso, nos primeiros 6 meses, a recomendação é o aleitamento materno exclusivo. E mesmo quando passamos para a próxima fase, a da IA (Introdução Alimentar), o leite materno ainda é o alimento principal (dos 6 aos 12 meses). Não é à toa que quando uma criança começa a comer aos 6 meses, nem sempre é fácil, tem muita recusa, costuma ressecar intestino, alterar sono. Ou seja, fica descontrolado.

Assim, em cada fase da vida da criança, ela precisa ter as habilidades adequadas e a alimentação apropriada para aquela fase. Assim como o desfralde o desmame é feito de dentro para fora. Só que, dessa vez, de dentro da relação mãe-bebê. Os dois vão definir quando é o momento.

Vale uma explicação: A recomendação da OMS, da Sociedade Brasileira de Pediatria é aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo até o 6º mês e complementado com alimentação saudável até 2 anos ou mais. Essa recomendação leva em conta as questões nutricionais, imunológicas, prevenção de doenças digestivas, respiratórias, doenças crônicas, além das questões bio-psico-sócio-culturais (e mais).  

Assim, quando se desmama um bebê antes do tempo para ele ou para a nutriz, a lactante, a mãe, podemos correr o risco de não oferecer as capacidades e as habilidades, além do uso adequado dos controles desse “game” para que a criança esteja segura para a próxima fase.

Tempo, tempo, tempo, tempo

E aqui retomamos a questão fundamental quando abordamos evolução, mudança de fase, transição: O TEMPO.

Independentemente do tema abordado (games, desenvolvimento, nutrição, saúde, vida), é tudo uma questão de TEMPO. De observação do tempo, de adequação do tempo, da analisar o tempo, de conhecer o tempo, mas, principalmente, de respeitar o tempo, de atingir o tempo propício.

Nós somos os adultos dessa relação. Os responsáveis. Os cuidadores. Os guias do caminho. Os observadores do tempo. Não os controladores do tempo. Não é nossa a decisão de quando nossos filhos estarão aptos a passar de fase. Acelerar esse tempo pode ser frustrante para eles e para nós.

Nossos filhos não têm a obrigação, e nós não temos o direito de exigir que eles sejam os primeiros, os melhores, os mais inteligentes, os mais fortes, os mais bem sucedidos, mesmo que propiciemos a eles todas as condições ao nosso alcance. Isso não é justo. Nem para nós e muito menos para eles.

O que podemos fazer?

Torcer para que eles sejam felizes. Felizes dentro das suas possibilidades. Felizes dentro das suas escolhas. Isso certamente os fará felizes e nos fará felizes. E assim, sem percebermos, nós teremos mudado de fase. Sem percebermos...

 

Oração Ao Tempo (Caetano Veloso)

Parte da letra:

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo, tempo, tempo, tempo
Quando o tempo for propício
Tempo, tempo, tempo, tempo

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo, tempo, tempo, tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo, tempo, tempo, tempo

O que usaremos pra isso
Fique guardado em sigilo
Tempo, tempo, tempo, tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo, tempo, tempo, tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo, tempo, tempo, tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo, tempo, tempo, tempo

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545