Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como saber se um profissional de saúde NÃO APOIA a amamentação

27/02/2021

Esse é um texto que poderia ser meu. Mas não é.
Esse é um texto que poderia ser atual. Mas não é.
Esse é um texto que poderia ser surreal. Mas não é.

Todos os profissionais de saúde afirmam apoiar a amamentação. Mas muitos deles só o apoiam quando está indo bem e alguns nem mesmo nesses casos. Assim que a amamentação ou algo na vida da nova mamãe não é perfeito, muitos aconselham o desmame ou a suplementação. A seguir está uma lista de indicadores para ajudá-lo a avaliar se o profissional de saúde apoia a amamentação, pelo menos se ele o apoia o suficiente para ajudá-la a continuar se surgirem problemas.

1. Ele dá a você fórmulas ou amostras de literatura de uma empresa de comida para bebês quando você está grávida ou depois de ter seu bebê

Essas amostras e bibliografia são elementos que a induzem a usar o produto e sua distribuição é chamada de comercialização.

Não há evidências de que uma fórmula seja melhor ou pior do que outra para um bebê normal.

A bibliografia ou os vídeos que acompanham as amostras são um meio de minar sutilmente, e não tão sutilmente, a amamentação e glorificar a fórmula.

Se você não acredita nisso, pergunte-se por que as empresas de fórmulas infantis estão usando táticas agressivas para garantir que seu médico ou hospital forneça a você literatura e amostras deles próprios e não de outras empresas?

Você também não deveria se perguntar por que o profissional de saúde não está promovendo a amamentação?

2. Ele diz que amamentar e dar mamadeira são essencialmente a mesma coisa

A maioria dos bebês alimentados com mamadeira cresce de maneira segura e saudável, e nem todos os bebês amamentados crescem nessas condições.

Mas isso não significa que amamentação e alimentação com mamadeira sejam essencialmente a mesma coisa.

A fórmula infantil é uma vaga aproximação do que sabíamos há muitos anos sobre o leite materno, que em si é uma vaga aproximação de algo sobre o qual estamos apenas tendo uma noção e que constantemente nos surpreende. As diferenças têm consequências importantes para a saúde.

Certos elementos do leite humano não são encontrados no leite artificial para bebês (fórmula), embora sua importância para o bebê seja conhecida há anos, por exemplo, anticorpos e células para proteger o bebê de infecções e ácidos graxos de cadeia longa poli-insaturados para desenvolvimento ideal da visão e do cérebro do bebê.

E amamentar não é o mesmo que dar mamadeira; é uma relação completamente diferente. Que você não tenha conseguido amamentar é lamentável (embora muitas vezes os problemas pudessem ter sido evitados), mas insinuar que isso não importa é ser condescendente e está completamente errado.

Um bebê não precisa ser amamentado para crescer feliz, saudável e seguro, mas isso é uma vantagem.

3. Ele diz que a fórmula X é a melhor

Normalmente, isso significa que ele está ouvindo demais o representante de uma determinada fórmula.

Isso pode significar que seus próprios filhos toleraram essa fórmula certa melhor do que outras.

Isso significa que ele tem preconceitos injustificados.

4. Ele diz que não é necessário amamentar o bebê imediatamente após o nascimento porque você está (estará) cansada e provavelmente o bebê não está interessado de qualquer maneira

Não é necessário, mas é muito útil.

Os bebês podem mamar enquanto a mãe está deitada ou dormindo, embora a maioria deles não queira dormir em horários como esse.

Os bebês nem sempre mostram interesse imediato em se alimentar, mas isso não é motivo para aproveitar a oportunidade. Muitos bebês pegam dentro de uma ou duas horas após o parto, e este é o melhor momento para um bom começo, mas eles não podem fazer isso se forem separados da mãe.

Se você tem a impressão de que é mais importante para o pessoal de saúde saber o peso do bebê, aplicar o colírio ou a injeção de vitamina K antes do estabelecimento da amamentação, pergunte-se sobre o compromisso com a amamentação dessas pessoas.

5. Ele diz que não existe confusão de bicos e que você deve começar a alimentar seus bebês com mamadeira cedo para ter certeza de que eles aceitam o bico da mamadeira

Por que você tem que começar a dar mamadeira cedo, se não existe confusão de bicos?

Afirmar que não há evidência de confusão de bicos é começar a casa do telhado.

É o bico artificial, que nenhum mamífero usava exceto o homem, e cujo uso não era difundido até antes do final do século 19, que precisa provar que é inofensivo. Mas o bico artificial não se mostrou inofensivo para a amamentação.

O profissional de saúde que presume que o bico artificial é inofensivo está olhando para o mundo como se a alimentação com mamadeira, e não a amamentação, fosse o método fisiológico normal de alimentação infantil.

A propósito, só porque nem todos, ou talvez a maioria dos bebês que recebem o bico artificial, têm problemas com a amamentação, não se pode deduzir disso que o uso precoce desse elemento pode não causar problemas para alguns bebês. É sempre uma combinação de fatores, um deles pode ser o uso do bico artificial, o que favorece o problema.

6. Ele diz que você deve parar de amamentar porque você ou seu bebê estão doentes, ou porque você vai tomar remédios ou fazer um exame médico

Existem situações raras e ocasionais em que a amamentação não pode ser continuada. Os profissionais de saúde geralmente presumem que a mãe não pode continuar a amamentar e muitas vezes estão errados.

O profissional de saúde que apoia a amamentação terá o cuidado de encontrar uma forma de evitar a interrupção da amamentação (as informações contidas nas páginas brancas do Guia Azul de Especialidades Farmacêuticas não são uma boa referência, pois, segundo ele, todos os medicamentos são contraindicados: as indústrias farmacêuticas estão mais interessadas ​​na sua responsabilidade do que nos interesses das mães e filhos).

Quando a mãe precisar tomar medicamentos, o profissional de saúde tentará usar aqueles que não exijam a interrupção da amamentação pela mãe (na verdade, muito poucos medicamentos exigem que a mãe pare de amamentar.) É extremamente raro haver apenas um medicamento que pode ser usado para tratar um determinado problema.

Se a primeira escolha do profissional de saúde for um medicamento que o obrigue a interromper a amamentação, você tem o direito de se preocupar se ele realmente pensou na importância da amamentação.

Observação (essa minha): Vários sites podem ser usados hoje para analisar o uso de mnedicamentos e substâncias: E-lactância, LactMed entre outros. 

7. Ele fica surpreso ao saber que você ainda está amamentando seu bebê de 6 meses

Muitos profissionais de saúde consideram que os bebês devem continuar a ser alimentados com leite infantil formulado por pelo menos nove e até doze meses. Mas, ao mesmo tempo, parecem ter a ideia de que é desnecessário e até prejudicial continuar com o leite e a amamentação por mais de seis meses.

Por que a imitação é melhor do que o original?

Você não deveria se perguntar o que esta linha de pensamento implica?

Em quase todo o mundo, a amamentação até os 2 ou 3 anos de idade é algo comum e normal.

8. Diz que não adianta amamentar o bebê com 6 meses ou mais

Mesmo que fosse verdade, a amamentação ainda tem valor.

A amamentação é uma interação única entre duas pessoas que se amam, mesmo que não haja leite.

Mas isso não é verdade.

O leite materno ainda é leite, com gordura, proteína, calorias, vitaminas e outros componentes, e os anticorpos e outros elementos que protegem o bebê contra infecções continuam presentes, alguns em maior quantidade do que quando o bebê era mais jovem.

9. Ele diz que você nunca deve deixar seu bebê dormir no peito

Por que não?

Não há problema se o bebê puder dormir sem mamar, mas um dos benefícios da amamentação é que é uma forma prática de colocar seu bebê para dormir quando ele está cansado.

Mães em todo o mundo, desde o surgimento dos mamíferos, o fazem. Uma das grandes alegrias da maternidade é ver seu filho adormecer em seus braços e sentir o calor de sua respiração enquanto o sono toma conta.

É uma das alegrias da amamentação, tanto para a mãe quanto provavelmente também para o bebê, quando ele adormece no peito.

10. Ele diz que você não deve ficar no hospital para amamentar seu filho doente porque é importante descansar em casa

É importante que descanse e o hospital que apoia a amamentação providencie para que você possa descansar enquanto estiver no hospital para amamentar seu bebê.

Bebês doentes não precisam mamar menos do que um bebê saudável, eles precisam de mais.

Quase conclusão

Eu gostaria de acrescentar alguns outros ítens a essa lista para que nenhuma mãe decidisse se quer ou se não quer, se vai ou se não vai amamentar sem o apoio, o acolhimento e a informação isenta de um profissional em quem ela possa confiar. 

Eu poderia somar às dicas e sugestões:

11. Ele não dá a devida importância às suas dúvidas e questionamentos.

12. Ele não se interessa em saber como você está.

13. Ele não observa uma mamada do começo ao final em sua primeira consulta.

E essa lista, infelizmente, é maior. Mas preciso fazer justiça a esse texto e me manter o mais fiel a ele possível. 

 

 

Agora conclusão

Esse é um texto que poderia ser meu. Mas não é.
Ele é do Dr. Jack Newman.
Graduou-se como pediatra pela Escola de Medicina da Universidade de Toronto em 1970.
Ele começou com a primeira prática de aleitamento materno em um hospital no Canadá em 1984, no Hospital for Sick Children em Toronto.
Ele foi conselheiro do UNICEF na Iniciativa Hospital Amigo da Criança na África e publicou artigos sobre amamentação em muitas publicações médicas e científicas norte-americanas.
Dr. Newman atuou no Canadá, Nova Zelândia e África do Sul.

Esse é um texto que poderia ser atual. Mas não é.
Ele foi publicado em 2005 no Boletín semanal del Centro de Recursos de la red IBFAN de América Latina y el Caribe.
Año 3 N° 129 del 05 al 11 de Octubre de 2005
Realizado por el Area de Comunicaciones de Lacmat para Ibfan-Alc

Esse é um texto que poderia ser surreal. Mas não é.
Sem comentários.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545