Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Amamentação. Volta ao trabalho. Equidade de gêneros. Como?

Do site da APMT

Dr. Moises Chencinski Membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria

23/09/2020

Estamos em época de sensibilização e conscientização a respeito de amamentação. Semana Mundial de Aleitamento Materno e AGOSTO DOURADO (esse só no Brasil).

 odo ano, é elaborado um tema de relevância com essa finalidade. O tema para 2.019 é EMPODERAR MÃES E PAIS. FAVORECER A AMAMENTAÇÃO. Hoje e para o futuro.

Além disso, estabelece-se uma meta de equidade de gêneros para a amamentação. Mas, o que isso significa?

Em 1º de maio, a WABA emite uma declaração sobre um relatório de pesquisa inovador da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com opiniões e experiências globais de mulheres e homens sobre mulheres e trabalho. De acordo com Guy Ryder, Diretor Geral da OIT, “Esta pesquisa mostra claramente que a maioria das mulheres e homens em todo o mundo preferem que as mulheres tenham empregos remunerados. As políticas de apoio à família, que permitem que as mulheres permaneçam e progridam em empregos remunerados e incentivem os homens a assumirem o seu quinhão de trabalho de cuidado, são cruciais para alcançar a igualdade de gênero no trabalho".

Na mesma declaração, é reforçado que a amamentação é uma maneira econômica de melhorar a saúde, o capital humano e estimular o crescimento econômico. Aumentar a amamentação ideal, de acordo com as recomendações internacionais, poderia prevenir a morte de mais de 823.000 crianças e 20.000 mães a cada ano. Não amamentar é associado com menor inteligência e resulta em perdas econômicas de cerca de US $ 302 bilhões por ano. Existem muitas barreiras para a amamentação ideal, sendo uma das maiores a falta de apoio aos pais no trabalho. Apoiar os pais no trabalho é um pré-requisito para a amamentação ideal, distribuindo o trabalho de cuidados e transformando as normas sociais.

Em 2.019, comemora-se 100 anos da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Em 29 de outubro de 1919, na Conferência de Washington, convocada pelo governo dos Estados Unidos, foram aprovados 4 projetos referentes ao trabalho da mulher e cuidados com trabalho infantil.

O Decreto nº 423 de 12/11/1935, estabeleceu a “licença-maternidade” (de 6 semanas antes, de acordo com atestado médico, até 6 semanas após o parto) “remunerada” (pelo período em que a  mulher estiver ausente ), paga pelos fundos públicos ou por sistema de seguro, com cuidados gratuitos de médico ou parteira. Além disso, se a mulher amamentasse seu filho, teria direito a duas folgas de meia hora que lhe permitisse o aleitamento.

Já se passam 84 anos desse primeiro decreto e 100 anos da OIT e, até agora, ainda se discute sobre a importância das licenças maternidade e paternidade remuneradas e dos 2 períodos de 30 minutos para que a mãe possa amamentar seu filho.

A essa questão, soma-se a instalação de salas de apoio à amamentação nas empresas, para que uma mãe trabalhadora possa retirar e armazenar seu leite e leve-o para casa para nutrir seu filho da melhor forma possível, quando ela estiver ausente por questões de seu emprego.

Desde 2008, a Lei nº 11.770 que estabelece direitos das mulheres, parturientes, puérperas e famílias, cria o Programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação da licença-maternidade (180 dias) e licença-paternidade (20 dias) mediante concessão de incentivo fiscal às empresas que aderirem ao projeto.

Em abril de 2018, foram aprovadas no Senado dois projetos de lei:
- Projeto de Lei do Senado n° 241, de 2017, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) – que estabelece que, em caso de parto prematuro, os 120 dias na licença-maternidade a que tem direito a mãe deverão passar a ser contados somente após a alta hospitalar da criança;
- Projeto de Lei do Senado n° 72, de 2017 – PLS 72/2017, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) – que estabelece que a licença-maternidade para celetistas passe de 120 para 180 dias.

Ambas as propostas seguiram para análise na Câmara dos Deputados em abril de 2.018, e permanecem sem uma resposta.

O Documento de 1º de maio, Dia do Trabalho, da WABA, ainda reforça que:

” A estrutura tripartite da OIT, composta por governos, empregadores e sindicatos, deve trabalhar em sinergia com organizações da sociedade civil para atingir a meta de trabalho decente para todos os trabalhadores. Governos e formuladores de políticas devem implementar diretrizes globais e políticas nacionais que promovam locais de trabalho flexíveis e adequados para a família, a fim de apoiar o aleitamento materno. Eles também devem ratificar e implementar as convenções-chave que contribuem para a agenda de trabalho decente, como o C183 da OIT - Convenção de Proteção à Maternidade, 2000 e R191 como padrões mínimos, C156 - Convenção sobre Trabalhadores com Responsabilidades Familiares, 1981; C184 - Convenção sobre Segurança e Saúde na Agricultura, 2001; e C102 - Convenção de Segurança Social (Normas Mínimas), 1952. Os sindicatos e as OSC devem defender apoio no local de trabalho em questões como instalações de amamentação, intervalos para amamentação remunerada e acordos de trabalho flexíveis para apoiar a amamentação. Os empregadores devem fornecer locais de trabalho de apoio e arranjos de trabalho flexíveis para todos os trabalhadores.”

Só com a participação de todos, teremos possibilidade de favorecer a amamentação e criar um povo saudável, cidadão, com trabalho digno, equiparação salarial e condições de trabalho entre gêneros, permitindo uma equidade na dinâmica familiar que permita que mães e pais tenham, de fato, a mesma participação no mercado de trabalho e nos cuidados familiares.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545