Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como extrair o leite e oferecer ao bebê no copinho ou na colher?

Do site da Revista Crescer - AMAMENTAÇÃO

"Não deixe para a última hora", alertam especialistas, referindo-se ao fim da licença maternidade. O ideal é começar a fazer a extração do leite desde os primeiros meses do bebê. Entenda!

por Sabrina Ongaratto

04/09/2019

Seu bebê ainda pode estar na barriga ou então ter poucos dias de vida. Você pode até estar longe de voltar ao trabalho, mas quer uma dica importantíssima? Comece o quanto antes a extrair o leite. "Assim a amamentação estiver estabelecida, a mulher deve começar a fazer a retirada do leite em excesso e doar aos bancos de leite. Dessa forma, quando a licença maternidade chegar ao fim, ela deixa de doar e passa a retirar para o seu bebê. Quando esse momento chegar, será um processo natural e ela já estará habituada. Além disso, quanto mais ela tirar, mais vai estimular a produção", explica o pediatra e homeopata, Moisés Chencinski, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP-SP).

Por outro lado, segundo o especialista, se a mãe deixar para tirar só no momento de voltar ao trabalho, provavelmente ficará ansiosa e as chances de deixar o bebê sem leite são maiores", alerta. "Sem contar que qualquer quantidade excedente é útil para um prematuro. O Brasil tem a maior rede de bancos de leite humano do mundo, exporta tecnologia, mas falta leite", lembra Moisés. Aliás, para ele, a informação sobre doação de leite deveria chegar até as mães ainda no pré-natal, ser reforçada nas maternidades e, depois, nas consultas com o pediatra. "É fácil doar. Basta a mulher ligar para um banco de leite. Muitos deles vão até a residência, fazem os exames lá mesmo, levam os potes, orientam como retirar e armazenar, e ainda buscam as doações periodicamente", diz.

EXTRAIR MANUALMENTE OU COM BOMBA DE LEITE?

Antes de qualquer coisa, segundo a enfermeira e consultora em aleitamento materno, Cinthia Calsinki, é preciso higienizar bem as mãos. "Assim como as mãos, as mamas também devem estar limpas. O próximo passo é encontrar um local confortável, em um ambiente reservado. O banheiro não é indicado, pois é um lugar potencialmente é 'sujo'", orienta.

Quanto à extração, existem diferentes possibilidades. "A maneira vai depender da mulher. Tem aquela que se adapta e consegue uma quantidade ideal tirando com as mãos. Outras, preferem a bomba manual. Mas a maior parte, ao meu ver, ainda prefere a elétrica, pois costuma ser mais prática", diz. No entanto, a especialista alerta que a bomba elétrica é como se fosse um "bebê que suga muito e estimula a produção de leite na máxima potência, mais do que quando você tira com as mãos", afirma. "Nesse caso, é uma boa estratégia para as mulheres que têm baixa produção. Isto é, além de tirar mais rápido, estimula mais", complementa.

Qualquer uma das bombas de extração pode lesionar a auréola se não for usada corretamente. "Tem de estar sempre atenta à sensibilidade. Ao sentir dor, pare. Uma dica importante é manter o bocal bem centralizado, de modo que o mamilo fique livre. Assim, não causa tanto atrito", orienta. "Existem diferentes modelos de bocais que se adaptam conforme a anatomia da mama. Uns são maiores, outros mais compridos. A orientação é buscar aquele que melhor se enquadra no seu perfil", diz.

Outro ponto de atenção diz respeito a higienização. "Existem peças que são esterelizáveis e outras não. Algumas precisam ser limpas para não contaminar o leite, e isso deve ser feito imediatamente após o uso", afirma Cinthia. Por isso, é importante sempre ler com atenção os manuais de instrução.

COMO ARMAZENAR O LEITE?

Falando em manuais, é preciso ficar atenta aos produtos comprados no exterior, pois podem conter orientações — principalmente, sobre armazenamento do leite — que não estão de acordo com as divulgadas pelo Ministério da Saúde. "O Brasil é um país tropical. Aqui, a orientação é manter o leite cru por até 12 horas na geladeira. Em outros países, pode chegar a 72 horas. Por isso, o importante é sempre seguir o que diz o Ministério da Saúde", alerta. "Se for no freezer, o tempo máximo deve ser de 15 dias", completa Cinthia.

Quanto ao armazenamento, o ideal é usar potes de vidro. "Também é importante anotar a quantidade, a data e a hora em que foi extraído para fazer o controle", diz. Quanto ao descongelamento, o ideal é que seja realizado dentro da geladeira, lentamente. "Mas em uma emergência, pode ser feito em banho maria. Nunca no microondas, pois perde-se muitas propriedades do leite. Depois de descongelar, o leite também deve ser aquecido em banho maria. Ele nunca deve ser fervido ou aquecido no microondas. Além disso, ofereça imediatamente após o descongelamento. Uma vez que o leite foi aquecido e o bebê não tomou, descarte-o. Por isso, uma boa dica é aquecer aos poucos para não desperdiçar", afirma a consultora em amamentação.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545