Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Consultório Amigo da Amamentação completa 2 anos no Dia das Mães. Feliz coincidência?

09/05/2019

Há dois anos, em uma publicação da Academia Americana de Pediatria que ressaltava a importância do apoio à amamentação, encontramos mais uma possibilidade de atuação em prol do aleitamento.

Enquanto as políticas públicas buscam resgatar as recomendações da OMS (50% de aleitamento materno exclusivo até o 6º mês até 2025), parte significativa das mulheres procuram maternidades particulares para seus partos, que infelizmente não suprem as mães de orientação e apoio adequados para a amamentação.

A partir daí, o êxito da amamentação depende da comunidade e dos prestadores de cuidados pediátricos, que avaliam os lactentes amamentados e suas mães no ambiente de consultório, que deve prover acolhimento constante para a continuidade do aleitamento exclusivo até o 6º mês e continuado até 2 anos ou mais, ajudando a superar os desafios, sem indicar, por exemplo, chupetas, mamadeiras e intermediários.

Assim, embasados no documento da AAP, com a experiência e as informações da NBCAL – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, as leis que protegem mães na amamentação em público, e associando os critérios das Unidades Básicas Amigas da Amamentação com os passos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), elaboramos uma proposta que respondesse a três questões:

- O que fazemos na prática em prol do sucesso do aleitamento em nossos consultórios?
- O que poderíamos fazer a mais para favorecer mães com seus bebês que nos procuram em nossa prática particular para orientar a amamentação?
- Quem de nós está disposto a se comprometer pessoalmente para recuperarmos essa cultura dentro de um espaço sob nossa responsabilidade?

E em 12 de maio de 2017 nasce a “Iniciativa Consultório Amiga da Amamentação” (ICAM), com dez princípios para orientar profissionais de saúde que atuassem junto às famílias, às mães e aos bebês, a transformar seus locais de trabalho próprios em um espaço de acolhimento e promoção do aleitamento. Lançamos nos nossos sites, Dr. Marcus Renato de Carvalho e Dr. Moises Chencinski e na página do Facebook da ICAM.

A partir daí, além da divulgação de documentos, publicações, pesquisas que embasam nossos critérios, tivemos algumas ótimas surpresas:

1)   Nos dias 1 e 2 de março de 2018, realizamos em Aracaju, a I Jornada da Iniciativa Consultório Amigo da Amamentação, coordenado pelo grupo de profissionais “Pediatria com Amor”.

2)   Em 17 de agosto de 2018, como parte das ações da Semana Mundial de Amamentação e do AGOSTO DOURADO, a Sociedade Brasileira de Pediatria dá aval à Iniciativa, publicando um Documento Científico sobre o Consultório Amigo da Amamentação (pode ser acessado por esse link).

3)   Atentos ao avanço das evidências científicas, já retificamos alguns passos para que eles se tornem mais claros e precisos nas suas intenções.

4)   Durante esse período já recebemos adesões, e temos Consultórios Amigos em São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Manaus, Tupã...

5)   E como nossa próxima atividade, realizaremos a 1ª Reunião Nacional de Consultórios Amigos da Amamentação que ocorrerá como uma atividade Pré-congresso no XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XV ENAM), em um evento que agrega o V Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (V ENACS), a III Conferência Mundial de Aleitamento Materno (3rd WBC) e a I Conferência Mundial de Alimentação Complementar (1st WCFC) no Rio de Janeiro, Brasil, de 11 a 15 de novembro de 2019.

E nesse próximo dia 12 de maio, nossa ICAM comemora dois anos de atividades. E não poderia acontecer uma “coincidência” tão feliz quanto essa data ser a mesma da comemoração do Dia das Mães. Nada acontece por acaso.

Essa é uma forma que temos Dr. Marcus e Dr. Moises, de presentear e homenagear essas guerreiras incansáveis, invencíveis, intermináveis, carinhosas, acolhedoras e únicas e suas crias mamíferas.

Nosso desejo é que todas as mães tenham um lindo dia para celebrar: as que tiveram qualquer tipo de parto (natural, cesariana, normal, fórceps), qualquer modelo de aleitamento (materno exclusivo, misto, artificial), qualquer tipo de famílias, mas sempre com nosso amor, nosso respeito e nossa admiração.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545