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BRITISH MEDICAL JOURNAL suspende todas as propagandas e publicidade de substitutos do leite materno

Do site do British Medical Journal

Quando termos uma atitude aqui tão digna? O BMJ e nossos periódicos irmãos não vão mais exibir anúncios de substitutos do leite materno.

18/03/2019

BMJ e nossos periódicos irmãos não vão mais exibir anúncios de substitutos do leite materno

Quase 40 anos após a introdução de um código internacional para regulamentar a comercialização de substitutos do leite materno, as preocupações ressurgiram sobre a promoção agressiva desses produtos e o efeito prejudicial sobre as taxas globais de aleitamento materno. Depois de décadas de propaganda de substitutos do leite materno para os leitores do BMJ, decidimos que é hora de parar.

Em 1981, a Organização Mundial da Saúde e a Unicef lançaram o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, que proíbe explicitamente a publicidade e outras formas de promoção desses produtos ao público em geral. O código visava conter o comportamento antiético da indústria, que coincidira com um declínio geral nas taxas de amamentação.

De acordo com o código, os substitutos do leite materno incluem todos os leites que podem substituir o leite materno nos primeiros três anos de vida, incluindo fórmula infantil, fórmula de seguimento, produtos especializados e leites comercializados para crianças pequenas, bem como alimentos comercializados para crianças menores de 6 meses. Usamos o termo "fórmula láctea" aqui como um atalho para todos esses produtos.

Esperava-se que os países adotassem o código na lei nacional, embora essas esperanças nunca fossem plenamente realizadas. O Reino Unido, por exemplo, restringe a comercialização de fórmulas infantis ao público em geral, mas permite a publicidade de leites de seguimento. Todos os produtos lácteos em fórmula podem ser comercializados para profissionais de saúde, desde que a informação seja “científica e factual” na opinião do anunciante.

Está crescendo a preocupação de que a indústria continue a estender e violar as regras. No entanto, o monitoramento da legislação é fraco e as empresas raramente são processadas por violações. Isso permite que a indústria de US $ 50 bilhões por ano persiga os clientes, sem medo de sanções. Não existe nenhum mecanismo oficial para ratificar se os padrões de código estão sendo realmente cumpridos. Em vez disso, o monitoramento é feito em grande parte pela IBFAN (International Baby Food Action Network), uma rede internacional de quase 300 grupos de interesse público que se recusa a qualquer tipo de apoio comercial.

As práticas da indústria criaram confusão sobre qual parte do código, ou até mesmo qual código, as empresas aderem. Por exemplo, o órgão da indústria que representa as empresas de leite em pó do Reino Unido, a British Specialist Nutrition Association, lançou recentemente seu próprio código de prática, que pretende refletir a legislação e demonstrar comprometimento com o código internacional. Mas a Unicef diz contém lacunas para permitir maior promoção de produtos aos pais.

Os muitos benefícios da amamentação para a mãe e o bebê estão bem estabelecidos, ainda que internacionalmente os índices de amamentação permaneçam baixos. As razões por trás desses baixos índices são multifatoriais, como apoio limitado ao aleitamento materno, treinamento de pessoal e falta de apoio para mães que amamentam no trabalho, mas o monitoramento ineficaz da promoção pela indústria também prejudica os esforços para aumentar a amamentação.

INSTRUMENTO CONTUNDENTE

O código diz que os substitutos do leite materno não podem ser anunciados aos pais ou ao público em geral. Mas poucos fabricantes obedecem a isso, apesar das reclamações de conformidade nos sites de muitas marcas líderes. Crucialmente, as empresas de fórmula interpretam o código para aplicar somente à fórmula infantil, um produto que é adequado para bebês durante o primeiro ano de vida, mas que as empresas geralmente descrevem como adequado para “os primeiros seis meses” para que possam promover legalmente uma alternativa totalmente desnecessária. produto chamado fórmula de seguimento. Isso é publicidade direta ao consumidor de fórmulas infantis em todos os sentidos, menos no nome, uma vez que esses produtos são intimamente relacionados e quase indistinguíveis. A OMS recomenda que as mães amamentem exclusivamente nos primeiros seis meses, continuem a amamentação juntamente com a adição de alimentos complementares no primeiro ano e continuem a amamentação até aos 2 anos ou mais.

O código permite o fornecimento de informações “científicas e factuais” aos profissionais de saúde, mas é muito claro que isso não deve ser promocional. Os anúncios são, por natureza, promocionais, com alta prevalência de reivindicações injustificadas de benefício e sem divulgação total dos riscos. Muitas alegações feitas pelos fabricantes não são aceitas por órgãos científicos, a evidência pode ser fraca ou ausente, ou pode estar relacionada a um produto diferente do que está sendo anunciado. A IBFAN tem uma linha dura: que nenhuma propaganda poderia ser “compatível com código”. Por muitas décadas, esse entendimento definhava em uma área obscura, enquanto as empresas promoviam produtos para profissionais de saúde por meio de revistas, conferências, publicações profissionais como o BMJ e órgãos como o Royal College of Pediatrics and Child Health (RCPCH).

Recentemente, o BMJ foi lembrado dos danos substanciais causados pela promoção de substitutos do leite materno e dos vieses introduzidos na pesquisa e na prática clínica por influência da indústria. Também obtivemos uma compreensão maior do código da OMS que procura reduzir esses danos e revisamos nossa política de análise, consultoria de anunciantes e leitores de prospecção.

Como resultado, decidimos parar de publicar esses anúncios no The BMJ e em outros periódicos do BMJ, incluindo Gut, Frontline Gastroenterology e Archives of Diseases in Childhood, assim que possível. Escolhemos uma proibição total porque as tentativas anteriores de implementar uma abordagem de due diligence falharam. Isso terá um efeito substancial sobre nossas receitas - uma perda estimada em £ 300.000 (€ 350.000; $ 400.000) em 2020. A proibição da publicidade de produtos não é um boicote às próprias empresas. Vamos honrar os contratos existentes para publicidade de leite em pó, mas o anúncio final aparecerá no final deste ano. Não estamos sozinhos ao fazer isso: em fevereiro, o RCPCH anunciou que não aceitaria mais financiamento de companhias de leite em pó com perda de £ 40.000 por ano por meio de patrocínio de eventos e publicidade.

Nosso objetivo não é impulsionar uma campanha antifórmula, pois reconhecemos que fórmulas lácteas são produtos essenciais para crianças com necessidades médicas ou nutricionais complexas e para aquelas mulheres para as quais a amamentação não é possível. Mas as decisões sobre quando e como usar a fórmula infantil são melhor informadas por fontes de evidência imparcial do que por propagandas comerciais.

Acreditamos que esta é a coisa certa a fazer com base em nosso desejo de apoiar o código da OMS, promover ativamente o aleitamento materno e fazer campanha contra a influência da indústria nessa área. Em vez de fazer parte do problema, queremos fazer parte da solução.

Notas de rodapé:
Interesses concorrentes: lemos e compreendemos a política do BMJ na declaração de interesses e não temos interesses relevantes a declarar

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545