Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Leite de vaca: herói, vilão ou...

10/01/2019

Noticia publicada no portal do Ministério da Saúde, em 7 de janeiro, informa que soluções a base de soja, de proteínas hidrolisadas e de aminoácidos serão subsidiadas pelo governo federal e distribuídas pelo SUS, para crianças até 2 anos de idade com diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Essa proposta deve entrar em vigor em até 180 dias, ainda em 2.019.

A melhor forma de prevenção e o melhor "tratamento" para lactentes com APLV é o aleitamento materno exclusivo desde a sala de parto, em livre-demanda, estendido até 2 anos ou mais, associado à retirada de toda proteína do leite de vaca da alimentação da lactante (mãe), mantendo-se, assim, a amamentação com totais vantagens para o bebê.

Convido, então, vocês, leitores, a fazerem uma pesquisa familiar. Perguntem para suas mães e avós quantos casos de APLV ou intolerância à lactose (IL) elas conheceram quando vocês eram crianças. Tenho quase certeza que grande parte delas nem vai saber o que é isso; outra parte não vai ter conhecido nenhum caso e uma ou outra deve se lembrar de algo parecido.

Hoje em dia, são tantos, tantos, tantos casos, que chegamos a questionar a estatística nacional e até a mundial. Segundo estudos, no Brasil, 3 a 6% das crianças apresentam alguma alergia alimentar. E entre essas 85% são de APLV. Atenção: são 85% de 3 a 6% e não do total. Simplificando: cerca de 5% das crianças, 5 em cada 100, 50 em cada mil, 500 em cada 10.000 têm o diagnóstico CONFIRMADO de APLV. Fala sério. Não parece que tem muito mais?

Mas, mesmo sendo correto na conta, como assim? O que aconteceu nesses últimos 50 anos? Mudaram as vacas? Mudou o leite da vaca? Mudamos nós? O que aconteceu desde a época em que muitos de vocês tomavam leite ordenhado diretamente da vaca no copinho, e que deixava aquele bigodinho inconfundível e revelador?

Talvez a resposta seja uma mistura de todas essas transformações. E isso para ser bem direto e objetivo.

- Sim, as vacas podem ter mudado. Sua alimentação mudou. As vacinas, o acompanhamento, seu local de confinamento hoje são diferentes.
- Sim, o leite das vacas pode ter mudado. Se imaginarmos os pastos de hoje, com agrotóxicos, com fertilizantes e a composição das rações, podemos visualizar essa diferença.
- Sim, nós podemos ter mudado. A cada década temos novas doenças aparecendo, novos remédios, alimentos novos, mais estímulos que nos diferenciam radicalmente da geração de nossos pais e de nossos avós.

Então, se o leite materno é fundamental desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais e se, na impossibilidade ou suspensão da amamentação, a opção é a fórmula infantil (leite de vaca modificado) pelo mesmo período, até quando e para que o leite é tão importante? Dá para ficar sem o leite?

E se desse pra ficar sem o leite, pra que a busca de “leite” de soja, de aveia, de arroz, de gergelim, enfim ”leite de vegetais”, que nem leite de verdade é, não é? Aliás, por que não chamar apenas de bebidas à base de vegetais?

O que se quer do leite? O que tem no leite de tão insubstituível? Principalmente?
O CÁLCIO

Necessidades de cálcio por faixa etária:

0 a 6 meses – 200 mg / 6 a 12 meses – 260 mg / 1 a 3 anos – 700 mg / 4 a 8 anos – 1.000 mg / 9 a 18 anos – 1.300 mg / 19 a 50 anos – 1.000 mg / 51 a 70 anos – Homens: 1.000 mg    Mulheres: 1.200 mg / >71 anos – 1.200 mg / Gravidez e amamentação – 1.200 mg.

Mas não podemos tirar o cálcio de outros alimentos?

Sim, mas não dá para adequar as necessidades de cálcio apenas na alimentação, sem o leite. Nesse caso, seria necessário recorrer às farmácias para suplementação medicamentosa.

Ainda mais, se pensarmos em uma criança, com as quantidades de alimentos ingeridas em 24 horas (e isso não considerando a grande quantidade de crianças que são trazidas aos consultórios com a queixa de que elas não comem), não iremos nunca fechar a conta do aporte adequado de cálcio, sem a ingestão de leite humano ou de vaca (ou cabra, por exemplo).

O leite de vaca tem em 100 ml – 125 mg de cálcio / 66 calorias / 3,9 mg de gordura. Vegetais não têm e não oferecem, nem de perto, a composição e os nutrientes que esperamos obter de um leite de mamífero. Se a quantidade de cálcio contida nos “leites” de gergelim (875 mg em 100 gramas) e amêndoa (237 mg / 100 g) poderiam ajudar muito nessa oferta, a quantidade de gordura contida neles é imensa (gergelim- 50,4 g /100 g; amêndoas – 47,3 g /100 g) e a de calorias também  (gergelim – 584 cal / 100 g; amêndoas - 581 cal / 100 g). Essa conta feita sem contar a fração real de absorção (biodisponibilidade).

Assim, para concluir, em crianças com APLV, se tivermos que mudar a fonte de oferta de cálcio mais ampla, é fundamental:

1)    Manter, sempre que possível, o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês  e complementado até 2 anos ou mais, com restrição de leite e derivados da alimentação da lactante;

2)    Não se “substituir” o leite de vaca por bebidas à base de vegetal;

3)    Procurar seu pediatra para uma orientação adequada;

4)    Procurar uma orientação com nutricionista experiente na área para minimizar as deficiências provocadas pela mudança alimentar e para a adequação de nutrientes e micronutrientes da dieta dessa criança;

5)    Não substituir leite de vaca por outros leites animais (cabra, égua, por exemplo). Elas têm uma homologia (muita semelhança) em sua composição e a proteína é do leite também;

6) “Leite” (bebida vegetal à base) de soja pode ser iniciado apenas após o 6º mês de vida (existe a isoflavona em sua composição que é uma substância que tem ação semelhante ao estrógeno – hormônio sexual feminino). Tanto meninos como meninas podem consumir “leite de soja” após o 6º mês, sob orientação e acompanhamento pediátricos adequados, e não há aumento de risco de aparecimento de mamas em homens ou câncer em mulheres (os medos mais comuns). Todo exagero é ruim e prejudicial. Por isso é importante o cuidado. E o “leite” de soja pode ser uma boa opção para crianças com APLV ou IL (Intolerância à lactose) acima dos 6 meses.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545