Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Agosto Dourado – Juntos pela amamentação

Do site Sempre Materna

O Congresso Nacional sancionou no ano passado uma lei (nº 13.435, de 12 de abril de 2017) que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. No decorrer de agosto serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos, divulgação nas diversas mídias, reuniões com a comunidade, ações em espaços públicos e iluminação/decoração de espaços com a cor dourada.

por Sempre Materna

18/07/2018

Segundo Claudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o Agosto Dourado, como passa a ser chamado o mês do aleitamento materno, é a oportunidade de reforçar o ato de amamentar e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Para ele, a SPSP, que desde a sua fundação realiza ações de incentivo à amamentação, apoia a nova legislação, divulgando um tema de imensa importância para toda a sociedade. “A lei fala da divulgação e da importância do tema. A amamentação traz inúmeros benefícios, não só naquele momento, mas continuamente, até a vida adulta, como por exemplo diminuindo os riscos de diversas doenças. Faz toda a diferença promover esse

método de oferta à nutrição do bebê que, sem dúvida, é o melhor para a criança e para a mãe”, ressalta Barsanti.

Há 27 anos, o WABA – World Alliance for Breastfeeding Action – lançou a campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, sempre comemorada na primeira semana de agosto, e tendo como foco um tema diferente a cada ano. “A semana do aleitamento materno foi sempre comemorada mundialmente, mas a partir do ano passado, com a regulamentação da lei do Agosto Dourado, passamos a comemorar o mês todo”, salienta Moises Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.

Objetivos da campanha

De acordo com o médico, o principal objetivo da campanha Agosto Dourado – Juntos pela amamentação é sensibilizar a toda população para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil. “A cada ano a campanha é focada em um tema, este ano o tema é ‘Amamentação é a base da vida’, que é o lema do WABA”, destaca Chencinski, enfatizando que o Departamento de Aleitamento Materno da SPSP sempre esteve envolvido em ações para sensibilizar toda a sociedade brasileira sobre a importância da amamentação. “E nessas ações, buscamos envolver não só os médicos pediatras, mas todos os profissionais de saúde e a sociedade como um todo. A mensagem ‘Juntos pela Amamentação’ visa estabelecer uma responsabilidade em conjunto em prol dessa questão.”

Em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente conforme as recomendações de entidades como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Academia Americana de Pediatria e a própria SPSP: aleitamento materno exclusivo e em livre demanda até o sexto mês de vida. Até 2025, existe uma meta global para que, pelo menos, 50% dos lactentes recebam o aleitamento materno. Para atingir o objetivo, é necessário alinhar esforços que englobem equidade de gênero, direitos trabalhistas, nutrição e saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico. “Depende de cada um de nós o esforço para trabalharmos juntos”, enfatiza Barsanti.

Como evento especial em comemoração à campanha Agosto Dourado – Juntos pela amamentação, a Sociedade de Pediatria de São Paulo programou o “Café da Tarde – Aleitamento Materno” para o dia 31 de agosto. Organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP e pelo Departamento Científico  de Aleitamento Materno da SPSP, o objetivo do evento é atualizar os médicos pediatras sobre temas importantes a respeito do aleitamento materno em interface com outras especialidades. A programação será divulgada em breve.

Havendo interesse em entrevistar nossos especialistas da SPSP a respeito da campanha Agosto Dourado, contate-nos!

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545