Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como proteger bebês e crianças das picadas de insetos - parte 3

Do site Guia do Bebê

Como usar produtos à base de DEET de forma segura e qual a eficiência deles na proteção contra insetos.

04/02/2015

Já conhecendo os hábitos dos insetos, cuidados físicos ambientais, uso apropriado de repelentes químicos, vamos passar para a próxima fase da luta contra esses pequenos agentes que causam imenso incômodo: repelentes e inseticidas para passar na pele ou na roupa das crianças. 

Esse tema é tão amplo que causa muitas dúvidas e gerou uma RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) da ANVISA em abril de 2013: a RDC nº19/2013. Vamos falar muito sobre o conteúdo dessa resolução.

De uma forma geral: 

- Quanto mais concentrado o produto (10, 15, 30% ou mais), maior a duração da proteção.

- Quanto mais vezes o produto for aplicado e quanto maior a quantidade, maior a sua eficácia.

Porém, ao mesmo tempo, a maior concentração, maior quantidade e o maior número de aplicações podem trazer mais riscos de toxicidade.

Assim, há que se balancear os benefícios e os riscos para que se atinja um ideal. E isso só se consegue através da conscientização e sensibilização através de leis e informação.

Como são 3 os principais produtos (DEET, IR3535 e a Icaridina) acho que consigo falar deles em uma matéria só. Será? 3.2.1... tentando.



DEET

Esse composto todos conhecem, não é mesmo? 

É o N,N-DIETIL-META-TOLUAMIDA ou o N,N-DIETIL-3-METILBENZAMIDA.

Não? Nenhuma ideia do que estou falando?

Ele é tão famoso que a tal da RDC nº19/2013 fala especialmente dele. É o mais comercializado atualmente. Sua eficácia de proteção contra o Aedes aegipty é de 80 a 95%.

Nessa tabela, você poderá conhecer melhor os produtos que são feitos à base de DEET (e dos outros componentes também). Já associou agora? Agora você conhece né?

Aliás, aproveitando para explicar, os dados que aparecem na tabela são os nomes comerciais, a concentração da substância química, a idade a partir da qual ela é recomendada e o tempo de ação de proteção. Fica mais fácil assim entender.

resolução publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 11 de abril de 2013, ainda estabelece as recomendações da rotulagem (vale a pena ver).

O DEET é um derivado organofosforado que pode ter como efeitos colaterais e limitantes a sua toxicidade e as reações cutâneas. A partir daí, a ANVISA estabeleceu os critérios seguros para uso:

Art. 5º O uso de produtos repelentes que contenham o ingrediente DEET:

I - não é permitido em crianças menores 2 (dois) anos;

II - é permitido em crianças de 2 (dois) a 12 (doze) anos de idade, desde que a concentração do referido ingrediente não seja superior a 10%, restrita a apenas 3 (três) aplicações diárias, evitando-se o uso prolongado.

Parágrafo único. São permitidas as formulações contendo DEET, em concentrações superiores a 30% (trinta por cento) para pessoas com idade superior a 12 anos, desde que sejam realizados estudos de avaliação de risco para humanos, levando-se em consideração a frequência de aplicação.

Na tabela de produtos, pode-se observar que no Brasil a maioria dos produtos com DEET liberados a partir de 2 anos têm menos de 10% do produto em sua composição. A Academia Americana de Pediatria libera o uso de DEET a partir dos 2 meses (na concentração de 10%) e concentrações acima de 30% acima de 2 anos. Na França, aceitam concentrações de 30% para crianças entre 2 anos e meio e 12 anos. 

Porém, a recomendação de uso é de no máximo 3 vezes ao dia a duração de ação  nessa concentração é de 2 horas. Na concentração de 14%, liberada apenas para crianças acima de 12 anos, a ação é de até 6 horas (mesmo 3 vezes ao dia, cobriria apenas 18 horas do dia).

Percebe-se, assim que esse é um produto para ser utilizado em associação com outras formas de proteção, se pensarmos em 24 horas de proteção, e é recomendado para situações nas quais a exposição aos insetos será mais intensa.

Estudos publicados no The New England Journal of Medicine mostram o tempo de proteção completa de acordo com a concentração do DEET:

- 4,75% - 88 minutos (1 hora e 28 minutos)

- 6,65% - 112 minutos (1 hora e 52 minutos)

- 23,8% - 301 minutos (5 horas).

Mais uma informação importante. O DEET pode ser aplicado sobre as roupas e nas áreas expostas do corpo. Não aplicar no corpo todo e a seguir colocar as roupas. Isso aumenta o tempo e a intensidade da exposição, evitando a evaporação que é importante acarreta numa possível maior absorção, tanto pela pele quanto pelo sistema respiratório, podendo causar mais efeitos tóxicos.

Pausa para uma reflexão: não vou mesmo conseguir falar de todos de uma vez. Quem me conhece já sabia disso. Rsrsrs. Vamos então ficar por aqui nessa semana?

Na semana que vem, acho que consigo falar dos outros dois compostos (só acho, tá?). Até lá.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545