Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Picolé de leite materno alivia os incômodos da primeira dentição

Do site Chris Flores

Refrescante e fácil de fazer, a novidade tem conquistado mães e bebês.

22/01/2015

O ano mal começou e já tem castigado muita gente devido ao forte calor. E para refrescar de maneira saudável os bebês que só mamam no peito, muitas mães têm congelado o leite materno e oferecido aos filhos em forma de sorvete.

O processo é simples. A mamãe faz a ordenha do leite materno, coloca em uma forma de picolé e leva ao congelador por algumas horas. Vale lembrar sobre a importância de colocar o leite em uma forma que não tenha BPA (bisfenol).

Graaaande ideiaaaaa!!! Sorvete de palito, preparado com todos os cuidados de retirada e armazenamento, com o leite materno e que pode ficar no refrigerador por 48 horas e congelado no freezer por 15 dias.

Aliás, além de refrescar e alimentar ao mesmo tempo, o“peitolé”, “mamolé” ou “tetolé” (como vem sendo chamado o picolé de leite materno), tem uma outra utilidade muito importante: ajuda a aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentes.

Tem crianças que nascem com dentes (dentes neonatais) e outras que vão ter dentes após um ano de idade. Toda essa é uma faixa normal. Em média, nasce um dente por mês entre o 6º e o 8º meses de vida.

Nessa fase, mesmo que a erupção dentária seja natural, fisiológica, e não haja estudos comprobatórios que ela cause qualquer transtorno, quem é pai e mãe, avós, quem é pediatra mais “experiente” (pra não dizer que tem nº de CRM baixo... rsrs), sabe reconhecer que o bebê está com sinais de que o dentinho está para sair.

- “Doutor, ele está babando mais, muito mais, leva a mão à boca o tempo todo, está mais irritado, difícil para adormecer e acorda várias vezes à noite, não quer comer e prefere mamar, tá com uma febrinha e o intestino está solto, com assaduras...

Pronto. Feito o diagnóstico. É uma fase que vai passar, cada dente tem sua história, o que acontece com um pode não acontecer com a erupção de outro, mas é incômodo para todos em casa.

Homeopatia, fitoterapia, analgésicos, mordedores e outras tentativas podem ajudar a diminuir esse transtorno.

Um dos modelos de mordedores com gel dentro, levado para congelar e oferecido aos bebês a seguir têm relatos de aliviar demais esse desconforto. O picolé de leite materno faz o mesmo efeito. O gelado faz uma vasoconstrição e diminui o edema (inchaço) incômodo das gengivas.

Quando oferecer o picolé?

A partir do momento em que o bebê sente o incômodo que pode ser relacionado à fase de erupção do dente. Isso acontece por volta do 5º para o 6º meses, na média.

A intenção inicial é aliviar o desconforto dessa fase e não alimentar. A intenção não é refrescar para o calor (embora possa ser útil assim também). A intenção não é substituir nada na alimentação do bebê.

Criatividade, aliada a saúde, estimulando o leite materno. Riscos? Só se houver descuido na coleta e no manejo.

Se tivéssemos a cultura da doação de leite, teríamos mais condições de propiciar aos prematurinhos, através dos BANCOS DE LEITE, maior qualidade e chance de sobrevida. A partir do momento em que a mãe vai voltar ao trabalho, 15 dias antes ela para de doar o leite para armazenar para o seu próprio filho quando ela não estiver em casa. Esse leite vai ser congelado e pode perder um pouco de suas características originais (com a mudança de temperatura - congelar e depois descongelar e aquecer em banho-maria para oferecer ao bebê).

Muito cuidado com as novas modas. Já se escuta sobre o mesmo uso de sorvetes de creme, com frutas, tendo como base o leite materno, para crianças um pouco maiores (seria pelo menos após o 6º mês de vida). Não vejo necessidade e nem muita validade nessa forma de manipulação do leite materno. A intenção não é alimentar ou substituir nenhum tipo de refeição.

Mas que foi uma ótima sacada, isso foi, não é mesmo?

LEITE MATERNO: O melhor alimento do bebê, independente da temperatura.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545