Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como trabalha esse pessoal do Adolfo Lutz! Agora é dengue.

15/03/2010

Não bastasse o surto de norovírus (ver outras matérias no meu twitter), agora as pessoas que moram ou viajam ao litoral de São Paulo, em especial para o Guarujá, tem que se cuidar da mais nova/velha epidemia do país: DENGUE.

No dia 12 de março, sexta-feira, a prefeitura do Guarujá decretou epidemia de dengue no município. São 962 casos nesse ano (com 7 mortes) e mais 1.000 pessoas aguardando confirmação diagnóstica dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz. 

Agora, tentando eliminar o mosquito transmissor, enviaram caminhões de nebulização para as regiões mais afetadas. Ao mesmo tempo, o atendimento á população será ampliado através daquelas tendas em frente aos pronto-socorros (aquelas que apareceram na midia na época do H1N1, tentando substituir o atendomento que deveria ser prestado de forma adequada pelos serviços de saúde regulares), para acelerar o diagnóstico.

Funcionários contratados emergencialmente (enfermeiros e técnicos de enfermagem) estarão trabalhando no posto médico da estação rodoviária para agilizar, também, o atendimento.

Desde o começo de 2.010, a Secretaria de Saúde apontou mais de 7.500 notificações de DENGUE no estado de São Paulo.

H1N1, norovírus e agora dengue. Doenças que poderiam ser prevenidas com muito mais eficácia e bem menos custo apenas com alguns cuidados básicos: LAVAR AS MÃOS, MATAR MOSQUITOS E EVITAR ACÚMULOS DE ÁGUA PARA SUA PROCRIAÇÃO.

Acho que vou escrever um artigo sobre isso (rsrs)...

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545