Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

A observação dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno da OMS: uma pesquisa com mães o pós-parto

Do site Instituto Girassol - Profissionais

05/09/2016

O objetivo desse estudo foi determinar o sucesso na prática do aleitamento materno de acordo com os 10 passos da OMS, em hospitais de cuidados terciários, pelo departamento de Obstetrícia do Hospital Militar, Rawalpindi (Paquistão).

Foram entrevistadas 148 mães entre julho e dezembro de 2014, de 15 e 49 anos, após o parto, que tiveram bebês únicos e saudáveis. As perguntas tinham como base os 10 passos para o suceso do aleitamento materno, da Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Entre essas 35 (23,7%) conheciam 7 ou mais desses passos e estavam seguindo.
Um total de 100 (67,6%) mães recebeu apoio para a amamentação por profissionais de saúde durante a sua estadia no hospital, enquanto 19 (12,8%) mães começaram a amamentação na primeira hora. Cerca de 71% tinham começado leite em pó, juntamente com a amamentação. Cerca de 127 (85,8%) relataram que eles se alimentavam seus filhos sob demanda e 144 (97,3%) não usaram chupetas.

Os autores concluíram que as etapas para alcançar o sucesso da amamentação são seguidas em pequena escala pelas mães. Também foi observado um atraso no início da amamentação e uma tendência crescente de utilização de fórmulas infantis.

Comentário:

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada pela OMS e pelo UNICEF em 1990, após assinatura da Declaração de Innocenti, completa 25 anos. O objetivo era de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que estabeleçam condutas e rotinas responsáveis para promover o aleitamento materno. o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), deram os primeiros passos.
Para que fique claro, aqui estão os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, necessários para que um Hospital esteja inscrito nesse programa.

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

No momento, entre cerca de 5.000 casas para nascer no Brasil, apenas 326 estão certificadas (queda de 10 nos últimos 5 anos). As 6 que estão grifadas (grifos meus - de 4 a 9) são práticas básicas, que nem precisariam constar de qualquer manual de boas práticas de saúde infantil, mas que, infelizmente, não encontram o mesmo eco entre os profissionais de saúde, como é comentário muito frequente nas redes sociais, desde a maternidade até as próprias consultas de puericultura (aliás, prática que precisa ser revitalizada).

Publicação: Journal Of Ayub Medical College Abbottabad
Fonte:
 Masood, S., ur Rahman, M., Mahmood, H., Faisal, T., Maroof, S., & Qureshi, A. M. (2016). Observance of who ten steps towards successful breastfeeding; a survey from postpartum mothers. Journal of Ayub Medical College Abbottabad, 28(1), 84-88.
DOI: http://dx.doi.org/10.19044/esj.2016.v12n18p327

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545