Publicações > Colunas > Instituto Girassol

VOLTAR

Uso da domperidona como um galactogogo

Do site do Instituto Girassol

02/03/2015

Uma revisão realizada na França (dados do PubMed até julho de 2013) avaliou o índice de custo benefício do uso da domperidona para estimular o aleitamento materno, visto que sua ação nesse campo é amplamente divulgada, porém não há aprovação oficial para essa sua utilização.

Entre 4 estudos que atestaram sua eficácia e comprovaram um aumento da produção de leite, a qualidade metodológica moderada de um deles e a amostragem baixa (60 pares mãe-bebês) se mostraram insuficientes para concluir sobre sua real eficiência.

Em relação à segurança, 7 estudos foram selecionados 113 bebês expostos ao uso da domperidona através leite materno. Em 85 casos não foi descrito nenhum efeito colateral e os efeitos nos outros 28 não foram informados. Apesar de limitada, a amostragem aponta para um perfil de segurança no seu uso, tanto para mães quanto para bebês.

Porém, em amplos estudos que focavam problemas gastrintestinais, a domperidona está incluída em um grupo de drogas que podem induzir a Síndrome do QT longo e morte súbita cardíaca, especialmente em mulheres, fato que torna preocupante sua utilização rotineira como galactogogo.

Os autores concluem que um aperfeiçoamento nas práticas e técnicas de aleitamento pode ser mais efetivo e mais seguro do que o uso não aprovado da domperidona.

Comentários: A domperidona é usada tanto como galactogogo como para o tratamento de doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Sua inclusão no grupo de drogas potencialmente causadoras de Síndrome do QT longo com risco morte súbita cardíaca tornam essa prática de risco (mesma situação relacionada à utilização da cisaprida, com utilização suspensa após essa mesma comprovação em DRGE).

O Departamento de Saúde do Governo da Austrália (TGA - Therapeutics Goods Administration – em 2012) Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA) do Governo do Reino Unido em 2014, em uma atualização de segurança em drogas,  são firmes em duas recomendações:

- Usar a menor dose eficaz em adultos, pelo menor tempo possível.
- Crianças não devem usar domperidona.

Assim, a utilização da domperidona como galactogogo vai contra essas duas recomendações.


Publicação:
 Journal of Human Lactation
Referências: Catherine Paul, Marie Zénut, Agnès Dorut, Marie-Ange Coudoré, Julie Vein, Jean-Michel Cardot, David Balayssac. Use of Domperidone as a Galactagogue Drug - A Systematic Review of the Benefit-Risk Ratio. J Hum Lact February 2015 vol. 31 no. 1 57-63   DOI: 10.1177/0890334414561265

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545