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A audição

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Fale um pouco sobre a audição
É o sentido que permite aos seres humanos ter contato com os sons que os rodeiam. Proporciona sinais de alegria, prazer, medo, terror, alerta.
Permite que a raça humana se comunique e receba ensinamentos de seus ancestrais e mestres, através da linguagem falada.
Para que sua função seja exercida perfeitamente há necessidade de que as estruturas (orelha externa, orelha média e orelha interna) responsáveis por essa função estejam íntegras.

Qual a influência da audição no processo da fala?
Para que ocorra o desenvolvimento da linguagem e da fala, o recém-nascido, com estruturas integras, passará por um período em que vivenciará uma série de eventos sonoros do meio ambiente e familiar, permitindo armazenar e elaborar esses sons de tal maneira que estará apto a ter um desenvolvimento da linguagem e da fala após um período que pode variar entre 12 e 24 meses.
O recém-nascido que, por algum motivo, tenha comprometido algumas das estruturas responsáveis pela audição, em função de não vivenciar eventos sonoros ambientais e familiares, poderá ter um atraso no desenvolvimento da linguagem e da fala ou mesmo ausência da fala.
Concluímos, portanto, que para o perfeito desenvolvimento da linguagem e da fala é necessário que o aparelho auditivo esteja íntegro.

Quando desconfiar de um problema de audição?
Sempre é bom observar a criança que não se assusta, não chora, não acorda com ruídos intensos, não reage a ruídos intensos inesperados, não imita sons, não se acalma com a voz materna, não vira a cabeça em direção da voz materna. Ficar atento, também, à criança que, quando solicitada, não aponta para pessoas ou objetos familiares, parou de balbuciar, não entende frases simples (“bater palminha”,”joga um beijinho pro vovô” ou “tchau” aos 12 meses). Criança que não se vira procurando quem o está chamando com voz suave, não está alerta a sons ambientais, não começa a imitar e usar palavras simples de familiares ou outros sons da casa, não emite sons ou a fala de outras crianças da mesma faixa etária, assiste TV em volume alto pode ter alteração auditiva. Comprometimento escolar.

O que os pais devem fazer nesses casos?
Procurar um otorrinolaringologista para que possa fazer um exame clínico ORL, afastando eventual comprometimento da orelha externa e encaminhar para uma avaliação audiológica. Atualmente essa avaliação pode ser realizada logo após o nascimento (teste da orelhinha na maternidade mesmo).
Com os resultados dos exames, poderá ser inferida a provável localização da estrutura comprometida e serem orientados os familiares quanto ao tipo de tratamento.
Atualmente o tratamento pode ser clínico, cirúrgico (inclusive implante coclear), ou adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) e terapia fonoaudiológica.