O que é a tão falada dor de crescimento?
É um quadro doloroso que acomete crianças em diversas faixas etárias, de caráter absolutamente desconhecido por nós, até o presente. A consulta à Literatura Internacional não me ajudou a escrever esta coluna.
Como os pais podem desconfiar?
Foi um dia cheio de atividades: parquinho, bicicleta, futebol e uma festinha de aniversário. A criança acorda à noite, chorando sonoramente, com dor referida nos membros inferiores, freqüentemente próxima aos joelhos. Os pais olham e procuram sinais de trauma (hematomas, arranhões), e nada acham. Não há nenhuma região inchada. Não há febre. Não há vermelhidão local. Não é câimbra. As articulações estão normais, a criança move as pernas e o choro é intenso.
Senhores pais: vocês estão diante de um caso típico de "dor de crescimento" para a qual nada temos a fazer a não ser esperar a criança crescer.
Como avaliar?
A criança deverá ser examinada por um Ortopedista que afastará uma doença ortopédica ou reumática mediante um exame físico minucioso à procura de encurtamentos musculares, deformidades angulares e rotacionais dos membros, desvios de coluna e posturas inadequadas, alterações articulares e raramente solicitará algum exame complementar de RAIO-X, sangue ou outro. A investigação laboratorial do quadro descrito é desnecessária, dispendiosa e castiga a criança.
Existe tratamento para este quadro?
Não há tratamento específico para o problema. Na presença de alterações do exame físico Ortopédico, o tratamento específico será indicado. Na ausência de alterações Ortopédicas e Reumatológicas recomendo massagem suave, calor local e ... paciência. O problema torna-se menos freqüente com o tempo e não deixa seqüelas no futuro.