Palavra de Especialista > Oftalmologia > Dra. Stefania Danca Steru Pall

VOLTAR

Alterações da visão

Especialista:

Dados do profissional

Algumas definições e esclarecimentos sobre alterações da visão. 

Miopia
Os raios de luz são focalizados antes de atingirem a retina. O míope enxerga bem os objetos próximos e, quando tenta focalizar algo mais afastado, procura forçar a vista na tentativa de reduzir a distância. Por isso, para enxergar um ponto mais distante o míope aperta os olhos. Uma característica da miopia é o olho ser maior do que o normal. 

Hipermetropia
Situação inversa à miopia, em que os raios de luz são focalizados após a retina. Na hipermetropia, o mais comum é o olho ser menor que o normal. O hipermétrope vê melhor os objetos distantes. Pode-se observar que quem tem este problema costuma colocar o jornal a certa distância para poder lê-lo. 

Astigmatismo
É um defeito causado pela refração diferencial dos raios de luz. A córnea normal é uma curva perfeita, como uma bola. A córnea de um astigmata apresenta diferentes raios em sua curvatura, ou seja, em lugar de um ponto focal existirão dois, e, por isso, o indivíduo não conseguirá focalizar ao mesmo tempo, num mesmo plano, tudo o que vê. Ou ele focaliza o que está perto ou ele focaliza o que está mais longe. Um dos dois ficará "fora de foco". Os astigmatas geralmente se queixam de dor de cabeça, dores constantes no globo ocular, sensação de peso e queimação nos olhos. 

Estrabismo
Vesguice, como é conhecido popularmente, é quando um ou os dois olhos são desviados do eixo central. É provocado pelo enfraquecimento de um dos músculos oculares, e por algumas doenças graves. Se perceber olho torto na criança, leve-a o mais rápido possível ao oftalmologista. Quanto mais cedo pudermos iniciar o acompanhamento, melhor será para a criança. 

Daltonismo
É a alteração na visão colorida, de origem genética, caracterizada pelo não reconhecimento de uma ou várias cores. 

Presbiopia ou vista cansada
Acontece, com muita freqüência, em pessoas acima de 40 anos que passam a ter dificuldade para ler ou enxergar objetos muito próximos (a menos de 45 cm de distância). Essa é a história do braço curto (com a idade você precisa colocar o livro cada vez mais longe para enxergar melhor, até que o braço fica curto e você joga o jornal no chão para ler). Não ria. Isso ainda vai acontecer com você, tá ? Esta condição é corrigida com óculos de leitura (lentes de aumento).