O que é conjuntivite?
Conjuntivite é o termo usado pelos oftalmologistas para designar as inflamações da conjuntiva. A conjuntivite é a causa mais comum de olho vermelho. A parte branca dos olhos (denominada de esclera), e a parte interna das pálpebras, são recobertas por uma fina membrana chamada de conjuntiva, que produz muco para lubrificar e cobrir a superfície do olho. A conjuntiva tem vasos na sua espessura e quando se torna irritada ou inflamada estes vasos se tornam mais grossos e proeminentes, e o olho fica vermelho.
O que causa conjuntivite?
As causas mais comuns de conjuntivite são as infecções, as alergias e as irritações. A conjuntiva responde a estes estímulos de forma semelhante, ficando vermelha. As conjuntivites infecciosas mais freqüentes são as bacterianas e virais.
As infecções bacterianas podem ser agudas, com abundante secreção mucopurulenta, ou crônicas, com pouca ou nenhuma secreção, exceto algumas crostas nos cílios pela manhã.
As viroses são causas comuns de conjuntivite. Algumas viroses se acompanham de faringite, coriza, um ou os dois olhos vermelhos, com intenso lacrimejamento e fotofobia.
As conjuntivites infecciosas podem ser contagiosas através de lenços ou toalhas contaminadas com a lágrima do paciente.
As alergias freqüentemente causam vermelhidão, prurido e secreção aquosa, mas podem se apresentar apenas com olho vermelho.
Os irritantes, como a fumaça ou poeira, podem causar conjuntivite. Qualquer tipo de conjuntivite é agravado por olho seco.
Outras causas de olho vermelho
Nem todo olho vermelho é conjuntivite. Muitas outras patologias como o glaucoma, as úlceras de córnea e as inflamações internas ou uveítes, podem também apresentar olho vermelho e, quando não diagnosticadas e tratadas em tempo, podem causar perdas de visão.
É recomendável que todo olho vermelho seja avaliado por oftalmologista, especialmente se apresentar também dor, visão borrada ou fotofobia.