Palavra de Especialista > Oftalmologia > Dr. Lech Michel Szymanski

VOLTAR

Conjuntivite - Tratamento

Especialista:

Dados do profissional

TRATAMENTO

Conjuntivites bacterianas – antibióticos de amplo espectro como fluorquinolonas, aminoglicosídeos. Colírios de corticoide devem ser evitados a não ser que surjam membranas inflamatórias conjuntivais. Conjuntivites por Neisseria ou caso graves especiais podem exigir antibioticoterapia sistêmica. Nunca esquecer da higienização local.     

Conjuntivites virais – causadas na sua maioria por adenovirus, são geralmente auto-limitadas e devem ser tratadas com lubrificantes e compressas geladas. O uso de corticoides, quando indicado com cautela, em casos com tendência à formação de membranas ou reação cicatricial.

Conjuntivites alérgicas – o tratamento deve começar com o controle da exposição ao causador (alérgeno). A terapia é baseada em drogas anti histamínicas e estabilizadoras de mastócitos.  Em casos mais severos ou nas crises, corticoides tópicos podem ajudar a controlar melhor a inflamação. A ciclosporina e o tacrolimus têm sua indicação em casos especiais nas inflamaçõe crônicas graves, como na conjuntivite vernal e atópica. 


ABORDAGEM HOMEOPÁTICA

Como vimos acima, o tratamento para as conjuntivites bacterianas  se direciona principalmente para a eliminação da bactéria; para as virais,não temos tratamento específico para a eliminação do vírus,mas a condição habitualmente é autolimitada, e o tratamento é de suporte. Nas conjuntivites alérgicas, utilizamos drogas que diminuem ou bloqueiam a reação do organismo à presença do alérgeno.

Para a homeopatia,a abordagem é outra - não direcionamos o tratamento para a destruição do vírus ou da bactéria,embora  compartilhamos igualmente com todo e qualquer esforço higiênico e preventivo.A homeopatia, ao integrar todos os dados  constitucionais, tipológicos, diatésicos, comportamentais e psicossomáticos, faz um enfoque geral do terreno.A seleção do remédio é baseada na teoria da individualização e similitude sintomática utilizando uma abordagem da totalidade.O objetivo da homeopatia não é somente tratar a conjuntivite,mas atingir a causa subjacente e a susceptibilidade individual.No que tange à medicação,diversos medicamentos homeopáticos poderão ser escolhidos para o tratamento e cura de pessoas com conjuntivite, sendo selecionados pela pesquisa da causa,sensações e modalidades das queixas.

A seguir, alguns medicamentos homeopáticos que poderão ser úteis.

Pulsatilla – temperamento típico de Pulsatilla, com choro irritabilidade, humor variável, falta de sede característica e melhora ao ar fresco. Há uma secreção espessa amarelada ou amarelo-esverdeada nos olhos, às vezes colados ao amanhecer. Associado muitas vezes a uma infecção do trato respiratório superior (resfriado) ou em recuperação da mesma.

Argentum nitricum - As membranas dos olhos estão vermelhas e inchadas, principalmente no canto interno perto do nariz. Há uma grande quantidade de secreção espessa, como pus, nos olhos. Podem surgir dores intensas como se houvesse farpas alfinetando os olhos.

Arsenicum album - O paciente tem frio, ansiedade, vontade de beber goles de água e piora após a meia-noite. Nos olhos há uma secreção clara e ardente e provoca vermelhidão nas margens dos olhos. Muitas vezes há fotossensibilidade com inchaço em torno dos olhos.

Belladona - Início da doença é repentino, com pálpebras vermelhas, latejantes e inchadas que ardem e ficam muito secas. Os olhos ficam extremamente sensíveis à luz.As pupilas ficam dilatadas e o rosto fica rubro.Há pouca secreção associada à conjuntivite de Belladona.

Sulphur - A conjuntivite é associada  a dores ardentes e  vermelhidão em torno dos olhos.Ha geralmente uma secreção amarelada nos olhos que pode fazer com que colem. O paciente fica extremamente quente, sedento de bebidas geladas, piora com o calor e tem secreções malcheirosas associada.

Fica evidente que não é necessário saber que tipo de conjuntivite , ou que tipo de olho vermelho o paciente apresenta - as características de cada medicamento homeopático (encontradas nas matérias médicas homeopáticas) indicarão o melhor medicamento, pela similitude com os sintomas do paciente, independente de seu diagnóstico.