Palavra de Especialista > Odontopediatria > Dra. Ana Lídia Ciamponi

VOLTAR

Hábitos de sucção

E-mail: aciamponi@uol.com.br

O reflexo de sucção é uma resposta natural do bebê. No primeiro ano de vida, é por meio da sucção que a criança se alimenta e pode sobreviver. Entretanto, o hábito de sucção sem fins nutritivos (dedo, chupeta...) ou mesmo o hábito de roer unhas contribui para o surgimento de algumas alterações nas estruturas bucais. Alguns cuidados básicos devem ser seguidos para minimizar o problema:

- Procure oferecer apenas a chupeta ortodôntica desde o nascimento. Ela é anatômica e se adapta melhor à cavidade bucal da criança. O disco de plástico deve ter o formato côncavo com perfurações laterais para evitar o acúmulos de saliva e conseqüente irritação da pele; o bico deve corresponder ao formato do palato e usado de maneira correta. Procure utilizar a chupeta de tamanho mais adequado para o tamanho da criança e dê preferência às de silicone. 

- A chupeta não deve ser presa com correntinhas ou presilhas. Apesar de evitar cair no chão, ela estará sempre à disposição da criança e com isso será utilizada com maior freqüência. Ë necessário deixá-la sempre muito bem limpa. Até os 3 meses deve ser esterilizada. Após esta idade, basta lavá-la com água corrente, 2 a 3 vezes ao dia ou quando cair no chão. Pressione o bico das chupetas para verificar se não restam resíduos; lave o recipiente onde a chupeta é guardada; NÃO mergulhe em soluções ou substâncias doces pois pode causar cáries. 

- A chupeta só deve ser dada em momentos de tensão e ansiedade. Às vezes, o bebê fica com a chupeta pendurada na boca, sem sugar. Aproveite esses momentos para distraí-lo. Provavelmente ele soltará a chupeta, facilitando a remoção do hábito. 

- Se a criança utiliza a chupeta para adormecer, os pais podem retirá-la assim que pegar no sono, evitando que a chupeta permaneça a noite na boca da criança. 

- Dê somente uma chupeta à criança para ela não se acostumar com várias (uma na boca, outra para fazer carinho no rosto ou no nariz) ficando mais difícil a remoção do hábito. 

- Teste diferentes chupetas, caso seu filho as rejeite e esteja utilizando os dedos. A remoção do hábito da chupeta é mais fácil que a do dedo. Portanto, se logo ao nascimento o bebê der preferência pela sucção do dedo, tente substituí-lo pela chupeta. Muitas vezes, isto é difícil. Seja persistente. Quando observar que seu bebê está chupando muito o dedo, tente distraí-lo oferecendo-lhe brinquedos ou outros atrativos. 

- Nunca critique, ridicularize ou aplique punição por seu filho estar chupando o dedo ou a chupeta. Essas atitudes podem reforçar o hábito, pois acabam gerando mais ansiedade. Se a criança for maior, procure conversar sobre os problemas que o hábito provoca para o desenvolvimento dos dentes. 

- Esqueça receitas como colocar pimenta ou substâncias amargas no dedo pois não adiantam nada. Evite estabelecer datas para a remoção do hábito, dando presentes em troca. Isto pode gerar tensões caso a criança não consiga e ela poderá se sentir frustrada.