Palavra de Especialista > Nutrição > Janice Chencinski

VOLTAR

Vitamina C

Especialista:

Dados do profissional

O que é a vitamina C? 
Nome: Ácido ascórbico. Mais conhecido como: Vitamina C. 

Onde encontramos a vitamina C? 
Encontrada principalmente em frutas como laranja, limão, acerola, goiaba, caju, mexerica e morango. 

Pra que serve a vitamina C? 
A vitamina C é fundamental para a síntese do colágeno que é a proteína mais abundante do organismo e é o principal constituinte dos tecidos conjuntivos. Relaciona-se diretamente a ossos, dentes, músculos, tendões e ligamentos, portanto é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos e para a integridade da pele e processos de cicatrização. 
Outra função importante da vitamina C refere-se a nossa imunidade, defesa do organismo contra as infecções. 
A vitamina C auxilia a prevenção de anemia por deficiência de ferro, pois contribui para a absorção deste mineral contido em vegetais, quando está presente nas refeições principais. O ácido ascórbico é um potente antioxidante, protege as células da ação oxidante dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por algumas doenças. 
Uma característica desta vitamina é a de ser facilmente destruída com o calor, com a exposição à luz e ao ar (oxigênio), por isso os alimentos que são fonte importante de ácido ascórbico devem ser ingeridos sempre frescos. 

E a falta de vitamina C pode provocar doenças também? 
A falta prolongada de alimentos fonte de vitamina C leva a uma doença carencial chamada escorbuto que não é observada nos tempos atuais. 
O leite de vaca integral não contém vitamina C, portanto, quando o lactente não é amamentado ao seio e não recebe fórmula infantil, a introdução do suco de fruta e/ou a complementação vitamínica são fundamentais para a adequada ingestão de vitamina C e para o aproveitamento do ferro da refeição. 

O uso excessivo de vitamina C pode ter alguma conseqüência prejudicial à saúde? 
Apesar de amplamente alardeada, deve-se ter cuidado com a suplementação de altas doses desta vitamina. É errado pensar que o que não for utilizado pelo organismo não o prejudicará. O excesso de vitamina C é, normalmente, eliminado pela urina, mas seu uso abusivo pode provocar náuseas, aumento do movimento intestinal, diarréia, dor de cabeça, fadiga e insônia. Também existem relatos em trabalhos científicos, relacionando o excesso de vitamina C a um aumento na incidência de cálculos renais.