Palavra de Especialista > Nutrição > Janice Chencinski

VOLTAR

Linhaça: óleo, semente ou farinha?

Especialista:

Dados do profissional

Os benefícios desta semente tem sido bastante estudados e já são de domínio público. Esta sementinha do bem é completa: reúne carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Além disso, é uma fonte natural dos chamados compostos bioativos ou fitoquímicos, que inibem a degeneração precoce de nossas células. 

Mas isso não significa que deva ser ingerida indiscriminadamente, deve-se adaptar o consumo a cada pessoa, até porque é um alimento bastante calórico, possui muitas fibras e pode ser prejudicial se consumida de forma inadequada ou em excesso.

São três as versões existentes: óleo, semente ou farinha.

Quando se come a semente inteira, sua casca não é quebrada na digestão e nem sempre conseguimos mastigá-la, favorecendo apenas a formação das fezes devido às fibras que contém.

O óleo contém os ácidos graxos e antioxidantes, mas não tem fibras.

Prefira a farinha, que oferece o benefício tanto do óleo quanto das fibras.
Procure comer uma ou duas colheres de sopa ao dia da farinha. Mas, atenção, é preciso que a farinha tenha sido submetida a alguns cuidados ou tenha sido moída pouco tempo antes de comer, caso contrário pode até se tornar imprópria ao consumo.

Ela deve ficar em um pote fechado na geladeira por no máximo uma semana. Outra opção é usar farinhas orgânicas já embaladas e submetidas a um processo industrial que mantém suas propriedades, encontradas em supermercados. Evite comprar a granel ou em locais onde se ensaca na hora. 

Os benefícios da linhaça dourada, importada, e da marrom, nacional, são os mesmos.

Não caia na tentação de achar que a linhaça sozinha vá fazer milagres, essa conversa que ela cura todos os males é mito. Outro alerta: os benefícios desse grão precisam de tempo para serem notados no dia a dia de quem o consome. Nada acontece de um dia para o outro. Começar a comê-la hoje e imaginar que amanhã tudo estará bem é uma ilusão.

Quando aliada a uma alimentação equilibrada, ingestão adequada de água e exercícios físicos, ela ajuda a controlar o peso e faz um bem danado à nossa saúde.

Bom apetite!!!