Gastrite é um termo que define um processo inflamatório no estômago e pode ser diagnosticada em bebês, crianças e adolescentes. As causas são diversas, entre elas medicamentos como aspirina, corticóides, traumatismos e até mesmo uma bactéria: Helicobacter pylori.
Hábitos alimentares errados pioram o quadro, isso ocorre quando as crianças ingerem excesso de guloseimas, refrigerantes, frituras, chás e cafés. Longos períodos em jejum, bem como o estresse gerado pela preocupação com o desempenho escolar, competitividade, várias tarefas simultâneas e pouco tempo para brincar, tendem a aumentar as dores.
As crianças com gastrite podem queixar-se de dor abdominal, às vezes incaracterística, em queimação na região do estômago, ter perda de apetite, vômitos e mais raramente vômitos com sangue.
O diagnóstico é feito através de uma história clínica bem detalhada e geralmente são necessários exames.
O tratamento é clínico, relacionado ao agente causal, inclui também cuidados com a dieta.
Quando os pais notarem que a criança tem dor abdominal persistente, falta de apetite, perda de peso é muito importante procurar o pediatra que pode ou não encaminhar para o especialista para fazer o diagnóstico, tratamento e a prevenção.