Palavra de Especialista > Coaching > Janice Chencinski

VOLTAR

Como nasceu o coaching

Especialista:

Dados do profissional

O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem, o coche.

Em inglês coach é o mesmo que treinador.

Timothy Gallwey é reconhecido como o fundador do conceito coaching há mais de 35 anos. Tim Gallwey foi o capitão da equipe de tênis e, a partir da década de 70 dedicou-se a disseminar seu método de capacitação ao qual denominou “The Inner Game”, ou “O Jogo Interior”. Tim dizia: “O adversário dentro da própria cabeça é mais formidável do que o do outro lado da rede”.

Seu primeiro livro teve foco em demonstrar a aplicação de seu método para atingir a alta performance de jogadores de tênis, estendendo-se ao esqui e ao golfe. Posteriormente deu inicio a aplicação da estratégia em empresas e grandes corporações.

O que ele identificou como a essência do Coaching foi: coaching é desbloquear o potencial das pessoas para maximizar seu próprio desempenho. É ajuda-las a aprender em vez de ensinar a elas.

Daí pra frente este processo começou a ser desenvolvido e adaptado a diversas áreas como: Coaching de liderança, Coaching executivo, Coaching de carreira, Coaching de vida, Coaching de saúde e bem estar e mais recentemente o Coaching nutricional.

Para entender melhor: Coaching é o processo - Coach é o profissional - Coachee é o cliente.

O que é coaching?

Coaching é um processo que visa elevar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas aplicadas por um profissional habilitado, em parceria com o cliente.

Existem muitas modalidades de coaching e uma delas é o Coaching Ontológico, que está baseada na Ontologia da Linguagem, metodologia desenvolvida a partir das teorias de alguns pensadores chilenos como Humberto Maturana, Fernando Flores e Rafael Echeverria. 

 

O que é o Coaching Ontológico?

A palavra ontologia é formada dos termos gregos “ontos” (ser) e “logos” (estudo), portanto ontologia é o estudo do “Ser”. Como disciplina, a Ontologia é um conjunto de conhecimentos que oferece uma nova interpretação a respeito do que significa “ser humano” e a natureza das interações humanas.

Entendemos o Coaching Ontológico como um processo de aprendizagem que suporte e auxilie para que se atinja um objetivo específico, seja uma tomada de decisão, uma mudança de comportamento, uma meta profissional ou outra coisa que se queira transformar em si ou para si. 

 

Janice Chencinski

Coach ontológico - Instituto Appana