Palavra de Especialista > Cirurgia Infantil > Dr. Paschoal Napolitano Neto

VOLTAR

Fimose

Especialista:

Dados do profissional

O que é FIMOSE? 
O estreitamento do prepúcio é fisiológico, ou seja, o estreitamento da pele que reveste o pênis de todos os meninos ao nascer não é problema e permanece assim até a idade escolar (5 a 6 anos) época em que a pele afrouxa e a glande (cabeça do pênis) deverá se exteriorizar facilmente e sem dor. Em alguns meninos isto não ocorre e a pele permanece estreita e sem elasticidade, impedindo a higiene e favorecendo infecções locais. Isto sim é a FIMOSE que necessita de tratamento. 

Como os pais podem desconfiar? 
Quando a criança urina sem fraldas ou durante o banho, os pais notam que primeiro se forma uma bola (uma intumescência) na ponta do pênis e depois é que a urina extravasa. Ou seja, há uma evidente obstrução provocada pelo prepúcio que limita a passagem da urina e este é o sinal mais comumemente observado pelos pais. Depois disto temos, com certa freqüência, a inflamação local do pênis, determinando o que chamamos de postite ou bálano-postite, quadro em que medidas específicas de higiene e tratamento tópico (local) são necessários. 

Deve-se operar ou há outro tipo de tratamento? 
A fimose deve ser avaliada pelo médico e então decidido em comum acordo com os pais: se há possibilidade de tratamento clínico com o uso tópico (local) de pomadas de corticóide, este deve ser feito ainda no primeiro ano de vida e com muito rigor e acompanhamento pois às vezes, com a interrupção do tratamento, o estreitamento volta. Lembramos, também, que este tipo de tratamento funciona em cerca de 50 % dos casos e nunca após os 2 anos de idade. 

Quando podemos e quando devemos operar a FIMOSE? 
Se o estreitamento é muito apertado e a pele é espessa, pode ser indicada a cirurgia por volta de um 1 a 3 anos ou após os 5 anos de idade. Esta é uma fase de melhor entendimento por parte do paciente. No caso de já termos história de bálano-postites ou na presença de fibrose ou degeneração atrófica da pele, a cirurgia é sempre o melhor tratamento.
Não indicamos a cirurgia no período neonatal, como fazem os israelitas e muçulmanos, a não ser por motivos estritamente religiosos, bem como não indicamos a cirurgia do tipo circuncisão, onde o prepúcio é retirado quase totalmente e a glande fica exposta.
SE A NATUREZA O FEZ COBERTO, PORQUE DEIXAR TOTALMENTE DESCOBERTO? 
Preferimos só retirar o excesso da pele responsável pelo estreitamento e manter o pênis parcialmente coberto, com o sulco protegido.