Quando se fala que alguém está fazendo um tratamento com acupuntura pergunta-se logo aonde é a dor. Nem todos sabem que a acupuntura pode atuar em vários outros tipos de doenças que levam a outros desconfortos que não necessariamente a dor.
Os benefícios da mulher que procura essa alternativa terapêutica são muitos, desde tratamentos estéticos para rugas, gordura localizada, estrias ou celulite, até tratamentos de patologias ginecológicas ou obstétricas propriamente ditas. Quais patologias? Os problemas funcionais têm mais resultados do que os orgânicos assim TPM, Dismenorréia (cólica menstrual) e Irregularidades menstruais, Transtornos da Menopausa se beneficiam mais do que outros aonde já existem lesões de órgãos, como os tumores.
No campo da Obstetrícia os resultados são surpreendentes, desde o período pré conceptual, melhorando a fertilidade da mulher até os casos de perdas gestacionais, indução ou inibição de trabalho de parto, analgesia de parto e transtornos da amamentação. Mesmo nos sintomas que normalmente acompanham a grávida como a lombalgia, enjôo, transtornos do humor, inchaço ou insônia a acupuntura tem boa atuação.
Bom, então a acupuntura cura tudo? Não, a acupuntura é um tratamento como outro qualquer com resultados bons e outros não tão bons. A vantagem da acupuntura é:
1º) É um tratamento eficiente, existem inúmeros estudos científicos que atestam isso. No Brasil a acupuntura é uma especialidade médica reconhecida pela AMB (desde 1996) e já existem até residências médicas em acupuntura;
2º) É um tratamento que mesmo sendo eficiente, apresenta muito poucos efeitos colaterais se comparado aos medicamentos da medicina moderna e não tem o risco de provocar malformações fetais;
3º) Pode ser usado em associação com os tratamentos da medicina moderna, potencializando sua atuação e minimizando seus efeitos colaterais.
Como é feito o tratamento? Como funciona a Acupuntura?
Bom, o termo acupuntura significa pontuar com agulhas. A acupuntura porem, é somente um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), junto com a dietoterapia, fitoterapia e práticas corporais (como meditação e Lien Chi).
Dependendo do tipo da patologia as sessões podem ser até diárias, mas o mais comum é uma sessão semanal. Durante a sessão são colocadas agulhas de aço descartáveis em alguns locais do corpo, os pontos de acupuntura, que ficam sobre canais ou meridianos aonde passam um fluxo de Qi ou numa tradução aproximada Energia. Segundo a tradição o excesso ou a deficiência ou ainda a estagnação dessa energia é que provocam a doença e a sua correção leva a cura. Na visão da Medicina Moderna, ao colocar agulhas nesses pontos específicos, são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atuam em determinadas áreas do nosso Sistema Nervoso Central ou Periférico, provocando determinados efeitos que atuam sobre a patologia em tratamento.
Então!? Vamos experimentar essa nova/antiga medicina. Você pode se surpreender.