Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Programação em Porto Alegre destaca importância da amamentação para bebês e mães

Do site Prematuridade.com

Como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Dr. Moises Chencinski, pediatra, fundador do Eu Apoio Leite Materno e membro do Conselho Científico do Prematuridade.com, participou da conferência de abertura do IX Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e IV Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil com o tema Aleitamento materno: um sonho que se sonha junto no Auditório do Ministério Público Estadual (fotos), em Porto Alegre (RS). Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo apoio sempre!

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre (notícia original publicada em 01/08/17)

03/08/2017

O sucesso do aleitamento materno não é de responsabilidade apenas da mãe, sendo necessária uma rede de apoio à mulher que amamenta. Com esse enfoque, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove e integra uma série de atividades pelo Dia Municipal da Amamentação, 1º de agosto, no sentido de destacar a importância do ato para o bem-estar do bebê e da mãe. A data também marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017.

A partir dessa segunda-feira, 30, até 11 de agosto, a esquete teatral "Falar de mãe é falar de amor" será levada a 80 serviços da rede municipal de saúde. A apresentação mostra as dúvidas e receios de uma jovem grávida quanto a amamentar o filho: se o bico do seio vai rachar, se o seio pode ter algum prejuízo estético ou o que fazer caso a criança engasgue. As dúvidas vão sendo esclarecidas com humor pela sogra e o sogro, que têm mais experiência, mas também pelo jovem marido, que traz várias informações do posto de saúde.

"O ambiente familiar que dê suporte para a mulher seguir amamentando, mesmo que enfrente dificuldades comuns nos primeiros dias, é o passo inicial para o sucesso deste momento tão importante no desenvolvimento do bebê", enfatiza a nutricionista Annelise Barreto Krause, da SMS. De acordo com a profissional, o empregador que acolhe e respeita o período da licença maternidade e a sociedade como um todo também fazem parte desta rede de apoio, com ações de promoção e proteção da amamentação e sem conflito de interesses das indústrias de substitutos do leite materno.

Agosto Dourado - O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) integra-se à programação do Agosto Dourado, mês que já é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação, confirmando o seu padrão ouro de qualidade na saúde e nutrição dos bebês. Para chamar a atenção ao tema, haverá iluminação especial da placa principal de identificação do hospital na cor dourada, além de cartazes e laços nas unidades e na entrada do hospital. Instituição que atende pelo Sistema Único de Saúde, o HMIPV detém o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde desde o ano 2000, por adotar ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno.

Na Capital, nesta quinta-feira, 3, serão realizados o 9º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e 4º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, das 8h às 17h, no auditório do Ministério Público Estadual (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). Já na Jornada de Aleitamento Materno, prevista para sexta-feira, 4, será apresentado o resultado de pesquisa sobre a influência do estado nutricional pré-gestacional na amamentação, as principais demandas clínicas em aleitamento materno e o manejo em aleitamento materno, este último organizado pelas equipes dos bancos de leite humano de Porto Alegre. A jornada ocorre das 8h às 17h, na sede da Amrigs (avenida Ipiranga, 5311).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545