Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Vacina contra gripe na gestação protege mãe e bebê

Do site da Chris Flores

A vacina contra gripe considera, entre seus grupos de risco, gestantes, puérperas e crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

01/06/2016

Segundo estudos, essa vacina não é recomendada abaixo dos 6 meses pois o sistema imunológico dessas crianças não respondem à vacina de uma forma que permita o desenvolvimento adequado de anticorpos protetores (sistema imune ainda imaturo).

Em matéria publicada no Health Day, foram apresentados os resultados de um estudo em que foram avaliados mais de 245.000 prontuários de gestantes e mais de 249.000 de crianças, analisando 9 temporadas de gripes entre dezembro de 2005 e março de 2014, mostrando que apenas cerca de 10% dessas mulheres haviam sido vacinadas durante a gestação.

Entre as razões citadas para isso, aparecem o medo de afetar o bebê ou a mãe, a crença de que a vacina causa a doença, a dúvida sobre a eficácia da vacina e o desconhecimento de serem do grupo de risco, não justificando assim a aplicação da vacina.

O estudo confirmou que 97% dos casos confirmados de Influenza ocorreram em bebês cujas mães não receberam a vacina durante a gestação. Bebês de 6 meses ou menos, cujas mães receberam a vacina durante a gestação, tiveram 70% menos de resultados laboratoriais com confirmação de gripe do que os não vacinados e 80% menos e hospitalizações relacionadas ao influenza.

Os autores concluíram que, como as crianças só podem receber a vacina acima dos 6 meses, a melhor forma de protege-las é garantir a vacinação de todos ao seu redor e a vacinação da gestante provê a imunidade através da passagem transplacentária de anticorpos.

Essa matéria será publicada no Pediatrics Journal, de Junho de 2016.

Fontes: Julie H. Shakib, D.O., assistant professor, pediatrics, University of Utah School of Medicine, Salt Lake City; Tina Q. Tan, M.D., professor, pediatrics, Feinberg School of Medicine, Northwestern University, Chicago; Jennifer Wu, M.D., obstetrician-gynecologist, Lenox Hill Hospital, New York City; June 2016, Pediatrics

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545