Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Coisas que ninguém te conta sobre os recém-nascidos

Do site Bebê Mamãe

Eles já reconhecem a voz dos pais, têm alguns reflexos curiosos e muito mais

por Bruna Romanini

30/07/2015

Que o recém-nascido chora, mama e dorme muito você provavelmente já sabe. Mas, há uma série de outras coisas que ninguém fala a respeito desses pequenos. Saiba quais são elas aqui:

Reflexos curiosos

O recém-nascido possui alguns reflexos curiosos. Um deles é reflexo de busca, que funciona da seguinte maneira: Quando a bochecha do bebê é tocada ou roçada, ele vai se voltar para essa direção com a boca aberta em busca de comida. Este reflexo permite que o recém-nascido encontre o mamilo e mame.

O outro reflexo é o de preensão: se você colocar o dedo na palma da mão do bebê, ele instintivamente irá agarrá-la com força.

O bebê também tem o reflexo de Moro, em que abre os braços quando não estão sendo apoiados. Por fim, há o reflexo da marcha automática, isto é, sempre que o bebê for segurado sobre alguma superfície, vai realizar os movimentos de locomoção.


Querem muito amor

Desde o começo da vida o bebê tem a necessidade de se sentir amado. “Sim, amado! Os bebês precisam de investimento afetivo. O carinho, o colo, a forma de conversar e o toque dos pais são formas de comunicar-se com o bebê e ele responde se acalmando”, observa a psicóloga Gabriella Demarque da Equipe Shantala Neles. 


Não sabem diferença entre dia e noite

Os recém-nascidos ainda não sabem a diferença entre dia e noite, logo, não compreendem que é preciso dormir mais durante a noite e menos durante o dia. Mas você pode ajudá-lo a entender esta diferença. Saiba mais sobre o assunto aqui.


Reconhece a voz dos pais

O bebê consegue ouvir as vozes dos pais desde a barriga. Por isso, conversar com a barriga é tão importante. Desde os primeiros meses de vida o bebê já tem a capacidade de reconhecer as vozes dos pais e outros familiares e amigos que estejam presentes em sua criação.


Cocô que não é cocô

O primeiro cocô do bebê não é um cocô! “A primeira eliminação é de mecônio, que preenche o intestino no feto. É gelatinoso e escuro parecendo petróleo”, explica o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.


Faz cocô com frequência

O recém-nascido, em especial, pode apresentar o que se denomina reflexo gastrocólico exaltado, que leva alguns bebês a evacuar logo após ou já durante a mamada. “É considerado normal e não necessita qualquer tipo de tratamento”, conta o pediatra Adauto Dutra, membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.


Unhas crescem rápido

As unhas dos recém-nascidos crescem muito rápido! E é importante cortá-las para evitar que o pequeno se arranhe. 


Meninas podem menstruar

As bebês meninas podem ter um sangramento vaginal, um tipo de mini-menstruação devido aos hormônios. Isto passa após alguns dias.


Não é sujeira, é vernix

Seu bebê irá nascer com uma camada esbranquiçada ao seu redor. Isto não é sujeira, mas sim o vernix! Quando o bebê está dentro do útero ao seu redor existe esse vernix, camada que protege o bebê e ainda evita que ele perca calor. “Na hora que o bebê nasce não é preciso retirar o vernix, pois trata-se da primeira proteção do bebê e ainda fornece calor a ele. Definitivamente não está sujo”, conta o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.


Se acalma com o cheiro dos pais

O bebê também é capaz de perceber o cheiro dos pais e pode até se acalmar quando percebe esse cheiro. “Nada de colocar perfumes no quarto do bebê e também não utilize perfumes no pequeno. O abuso dos perfumes pode fazer com que o bebê desenvolva uma rinite”, alerta Moisés Chencinski.


A pele descasca

Durante a gravidez o bebê passa nove meses imerso em líquidos e para que a pele consiga ficar neste ambiente formam-se algumas proteções ao seu redor. “Após o parto, o bebê não precisa mais dessa proteção e essa pele descasca”, observa Moisés Chencinski. Então, surge uma pele fininha e muito delicada. Portanto, não é recomendado passar protetor solar, cremes e inseticidas nos primeiros seis meses de vida do bebê.


Aparência um pouco diferente do esperado

É comum o bebê nascer com uma aparência um pouco diferente do imaginado pelos pais. O pequeno pode nascer com a cabeça alongada, com uma proeminência no topo devido à pressão que a passagem pelo canal de parto exerce na cabeça do bebê. O rostinho pode estar amassado e os olhinhos e genitais inchados. Saiba que tudo isto é normal e que costuma passar cerca de 24 horas após o parto.


Ele vai perder peso

Após o nascimento é normal que o bebê perca cerca de 10% de seu peso na primeira semana. “Este valor costuma ser recuperado até o fim da segunda semana de vida. Os prematuros demoram um pouco mais para voltar ao peso do nascimento”, diz o pediatra Adauto Dutra, membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545