Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Tosse e gripe em bebês podem ser prevenidas com tratamento homeopático

Do site Bonde

Medicamentos podem ser aliados às vacinas. Quadros respiratórios, como as infecções de vias aéreas superiores (IVAS) e a alergia, são frequentes em bebês devido ao alto grau de poluição das cidades e às rápidas variações de temperatura. Existem, entretanto, muitas formas de prevenir esses quadros, com medidas tomadas até antes mesmo de o bebê nascer.

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa

06/01/2015

Reprodução

A gestante deve fazer o pré-natal adequadamente, alimentar-se bem, usar ácido fólico, ferro e ômega 3. "O parto normal também pode garantir uma flora bacteriana mais saudável no intestino do bebê, que é o primeiro órgão de proteção imunológica", comenta o médico pediatra Dr. Moises Chencinski.

As vacinas são uma opção para prevenir doenças respiratórias e podem ser associadas ao tratamento homeopático sem qualquer efeito colateral. "A homeopatia é uma terapia que busca o equilíbrio através do estímulo do organismo, o que faz com que o bebê adoeça menos e a recuperação seja mais suave e eficaz", explica o Dr. Moises.

Reprodução
Reprodução

 

O tratamento homeopático em bebês funciona da mesma forma que em qualquer tipo de paciente. O acompanhamento deve ser feito pelo pediatra que, durante as consultas de rotina, orienta sobre os cuidados com alimentação, vitaminas, imunização, higiene, até a recomendação medicamentosa, através da avaliação das tendências familiares e individuais da criança para promoção de saúde e prevenção de doenças.

O sistema imunológico só está completo aos três anos.

Dessa forma, é aceitável que um bebê, que ainda não conviva em creches, berçários ou escolas, tenha até oito episódios de resfriados durante um ano. O quadro muda quando a criança começa a frequentar esses ambientes, tornando aceitável, então, que ela tenha de 12 a 15 episódios de (IVAS) nesse mesmo período.

Essas infecções podem se manifestar com sintomas e intensidade variáveis e os pequenos podemapresentar tosse seca ou produtiva, irritativa, que provoque náusea ou não. "Cada quadro deve ser avaliado individualmente para receber o tratamento mais apropriado, mas sempre com orientação e supervisão médica", alerta o pediatra.

Reprodução
Reprodução


Certas patologias apresentam sintomatologia mais específica com tosse nessa faixa de idade. Doenças como bronquiolite, laringite, coqueluche, resfriados e gripe apresentam sua evolução mais clássica e cabe ao pediatra identificar o quadro e o medicamento mais apropriado para cada paciente e para cada fase de sua evolução.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545