Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Creme dental com flúor deve ser usado por bebês, segundo estudos

Do site GNT/Globo - Mães

Uma nova orientação da American Dental Association (ADA) aconselha os pais a usarem uma pequena quantidade de creme dental com flúor para escovar os dentes do bebê, duas vezes ao dia, assim que os dentinhos nascerem. A quantidade deve ser equivalente ao tamanho de um grão de arroz.

18/03/2014

Uma nova orientação da American Dental Association (ADA) aconselha os pais a usarem uma pequena quantidade de creme dental com flúor para escovar os dentes do bebê, duas vezes ao dia, assim que os dentinhos nascerem. A quantidade deve ser equivalente ao tamanho de um grão de arroz. Quando a criança tiver entre 3 e 6 anos, pode ser aumentada para o tamanho de um grão de ervilha. 


Esse conselho derruba a recomendação anterior da própria entidade, que pregava o uso do creme dental somente a partir dos dois anos de idade. A nova indicação visa combater o aumento do número de cáries em crianças, já que cerca de 25% delas tem ou já teve cáries antes mesmo de entrar no jardim de infância, segundo a ADA. A mudança das regras ocorreu depois de uma revisão de 17 estudos publicados no The Journal of the American Dental Association.

"A nova norma americana segue o exemplo do que já é feito no Brasil. Aqui, segundo as orientações da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), a partir da erupção do primeiro dente, todo bebê deve receber escovação, duas vezes por dia, com dentifrício fluoretado", conta o pediatra Moises Chencinski, membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Segundo Moises, apesar do temor de fluorose, que pode causar manchas brancas e descoloração leve dos dentes, o uso de creme dental é seguro, desde que seja colocada uma pequena quantidade na escova.

De acordo com dados da American Dental Association , a cárie dentária é a doença crônica mais comum na infância. Nos Estados Unidos, mais de 16 milhões de crianças sofrem de cárie dentária não tratada, segundo dados do Centers for Disease Control.

Higiene bucal começa a partir do nascimento

A prática de bons hábitos de higiene bucal começa antes de nascer o primeiro dentinho. De acordo com o pediatra Moises Chencinski, a gengiva do bebê deve ser limpa delicadamente com uma escova de cerdas macias ou com uma gaze embebida em água filtrada depois de cada mamada, especialmente se a criança estiver fazendo uso de fórmulas infantis e mamadeiras.

Os hábitos alimentares da família também são importantes quando o assunto é prevenção das cáries. "Jamais compartilhe a comida com o bebê, nem sopre a sua comida ou lamba seus talheres. O ideal é que não se ofereça nem chupetas e nem mamadeiras às crianças. Mas, se o bebê for para a cama com uma mamadeira, ela deve conter somente água. Não se deve oferecer líquidos adoçados, como refrigerantes ou chás. Deve-se evitar a ingestão de sucos de frutas entre as refeições e limitar os sucos não adoçados a um máximo de 150 ml por dia. Doces e balas devem ser evitados também, principalmente entre as refeições", recomenda o médico.

O pediatra ainda aconselha a ida ao dentista assim que o primeiro dentinho nascer. "Caso tenha risco de cárie, provocado por maus hábitos familiares, ingestão inadequada de açúcar ou sinais clínicos sugestivos de doença cárie, o bebê deve ver o dentista antes de completar um ano", sugere o pediatra.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545