Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Criança com menos de 1 ano não deve beber suco, diz pediatra

Do site Bolsa de Mulher / Bolsa de Bebê

Seja durante a refeição ou ao longo do dia, é muito comum o hábito de oferecer suco ao bebê. Contudo, é preciso ter cautela. Isso porque, segundo o pediatra Moises Chencinski, antes de completar um ano, a criança não deve ingerir nenhum tipo de suco, muito menos os de caixinha.

16/01/2014

De acordo com o profissional, o suco natural da fruta se mostra muito menos saudável do que a própria polpa, enquanto a ingestão de líquidos industrializados e de sabor doce contribui para as principais causas da obesidade infantil.

“Há uma recomendação de preferir as frutas inteiras ao suco entre os seis meses e um ano, pelas vantagens para a saúde (fibras e outros nutrientes), e de se abster da oferta de sucos nessa faixa etária”, garante o médico, ao se referir a dados da Academia Americana de Pediatria (AAP), que mostram os riscos desse hábito e orientam a não oferecer sucos para crianças abaixo de 12 meses por a bebida não oferecer nenhum benefício nutricional.

Por isso o ideal é que o bebê com menos de um ano beba apenas água, além do leite materno, e coma as frutas in natura. Depois dessa idade, sugere-se a oferta de 120 a 180 ml ao dia de suco natural para crianças entre 1 e 6 anos de idade, e 250 ml ao dia a partir do 7 anos.

Créditos: Thinkstock

Apenas após completar um ano a criança deve beber suco, dando preferência ao natural (Thinkstock)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545