Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Dia Nacional da Homeopatia – 21 de novembro de 2013

Parabéns à Homeopatia, aos homeopatas (médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários) pela passagem da data, e que esse dia marque a (pelo menos minha) retomada de um caminho de muito trabalho na divulgação e defesa dos pacientes através desse tratamento, tão criterioso, tão cuidadoso, tão ético e tão eficaz.

20/11/2013

Preciso fazer um Mea culpa.

A homeopatia está há 173 anos (desde 21/11/1840) no Brasil, é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, tem exames para título de especialista pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pela AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) desde 1990.

Sou pediatra (título de especialista pela SBP / AMB desde 1985) e homeopata (título de especialista pela AMHB / AMB desde 1999) e minhas atividades profissionais se misturam nessas duas especialidades.

Posso dizer, sem medo de errar, que cerca de 99% de meus pacientes (entre crianças e adultos que atendo) usam homeopatia com resultados bem satisfatórios.

Sempre busco atualização em cursos, congressos (o último foi o da Academia Americana de Pediatria em novembro de 2013), palestras e, nos últimos anos tenho frequentado uma média de 10 a 15 dessas atividades por ano (no mínimo), a imensa maioria na área de Pediatria e quase nenhum na de Homeopatia.

Mesmo assim, nos últimos anos, participei de diversas práticas como homeopata, ministrando cursos e palestras, coordenando encontros, escrevendo muito sobre o tema, sendo um dos editores de uma série de 5 revistas (DOSES MÍNIMAS), com material publicado tanto em meu site como na mídia digital e tive participações em programas de rádio e TV sobre Homeopatia.

Porém, não sei qual a razão (ou quais) para que em 2013, apesar de manter a mesma linha de atuação no consultório, eu tenha me afastado da divulgação e do esclarecimento a respeito da Homeopatia.

As dificuldades, os preconceitos, os obstáculos mudaram muito pouco – ainda existem.
A procura pela homeopatia, os bons resultados do tratamento também mudaram muito pouco – ainda existem.

Mesmo assim, em 2013, apesar de me manter fiel ao uso do tratamento homeopático a meus pacientes, certamente retribuí à Homeopatia apenas uma pequena parcela do que a Homeopatia fez por mim e por meus pacientes.

Mas isso começa a mudar hoje.

A homeopatia continua sendo uma especialidade médica reconhecida pelo CFM desde 1980.

A homeopatia continua sendo um tratamento seguro, sem efeitos colaterais indesejáveis, eficaz, acessível, uma forma terapêutica baseada no indivíduo e não em suas doenças, com o compromisso de manter ou restabelecer o estado de saúde de quem a procura para acompanhamento, que pode ser iniciado a qualquer momento e utilizado independente de idade, sexo, condição sócio-econômica-cultural ou tipo de patologia que o paciente apresente.

A homeopatia continua sendo, possivelmente junto com a pediatria, a especialidade médica com melhor e mais intensa relação médico-paciente e a que estabelece um grande vínculo de confiança, fatores fundamentais para seu sucesso.

A homeopatia continua respeitando a possível necessidade de outros tipos de tratamentos complementares (acupuntura, fitoterapia, alopatia, entre outros), mesmo podendo ser forma terapêutica única em grande parte dos pacientes.

A homeopatia continua sendo favorável à alimentação equilibrada, à atividade física regular, ao estilo de vida saudável, à vacinação proposta pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Assumo o compromisso de, a contar do dia de hoje, 21/11/2013, retomar o caminho da informação também nessa especialidade médica.

Parabéns à Homeopatia, aos homeopatas (médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários) pela passagem da data, e que esse dia marque a (pelo menos minha) retomada de um caminho de muito trabalho na divulgação e defesa dos pacientes através desse tratamento, tão criterioso, tão cuidadoso, tão ético e tão eficaz.

 

Dr. Moises Chencinski - CRM.: 36.349
Médico homeopata e pediatra
Autor do livro: HOMEOPATIA mais simples que parece.
Site: www.doutotmoises.com.br (visite a parte dedicada à Homeopatia)
Facebook: https://www.facebook.com/homeopatiaaoalcancedetodos.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545

Error loading MacroEngine script (file: PageViews.cshtml)