Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

09 anos do “Site Doutor Moises”: muito a comemorar!

“Se o doutor não sabe lidar bem com o computador”, se o sistema da sua clínica está sempre fora do ar, se você não responde aos e-mails dos pacientes ou se eles nem mesmo conseguem marcar uma consulta por meio do seu site, fique atento, preocupe-se e tome uma atitude para que seu consultório ou sua clínica não desapareça.

31/03/2015

Há nove anos, quando colocamos a primeira versão do site no ar, poucos profissionais médicos apostavam em estratégias de comunicação que envolvessem a Internet. Nem mesmo os blogs, tão consolidados em outras áreas como ferramentas de comunicação, eram vistos como possíveis espaços de interação médico-paciente. 

Pois há nove anos, eu já acreditava que a caminhada de mais de mil passos na Internet começava com a criação de um website e ela não terminaria nunca mais, pois uma ferramenta puxa a outra… Hoje, contamos com vários canais de relacionamento além do site: blog, fanpages, twitter, vídeos, áudios...

Ter um site pessoal não iria agregar valor ao meu trabalho, por isso, sempre tive em mente que meu site deveria ser “pretensioso”, deveria ser um portal por vocação, deveria ser uma referência nas minhas especialidades: Pediatria e Homeopatia. Para atingir meu objetivo, tornei meu site transparente, com um claro fim educativo e interativo, onde presto atenção médica personalizada, assessoria e aconselhamento.

Em 2013, o site passou “por reformas”, mudamos seu visual e aprimoramos seu potencial tecnológico. Manter um site de Saúde no ar trabalhando em prol do paciente é uma missão árdua, me toma tempo todos os dias, requer comprometimento. Devido à facilidade tecnológica, cada vez é mais fácil criar uma página na web, qualquer pessoa pode criar um site e disponibilizar informações sobre saúde em qualquer lugar do planeta. A questão não é mais disponibilizar a informação, mas definir a credibilidade do autor e a relevância do que está disponível na Internet.

A legislação vigente não consegue disciplinar a dinâmica dessa mídia global em tempo real. A mais efetiva solução até o momento tem se pautado na autorregulação. Várias organizações sugerem normas e princípios nesse sentido como, por exemplo, a Health on the Net Foundation, a Internet Healthcare Coalition e o Journal of Medical InternetResearch, e muitos mais, que congregam entre seus pares profissionais da área de medicina, informática, farmácia, dentre outros.

No Brasil, o tema segue as diretrizes e os princípios do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina, sob risco de o profissional médico incorrer em infração ao Código de Ética Médica.

Hoje, ao completarmos nove anos no ar, desejo sinceramente completar mais nove, mais noventa anos! A troca de experiências que você me proporcionam, diariamente, é muito rica e eu só tenho a agradecer. Aprendi muito com todos os internautas e espero ter contribuído para tornar a Internet um ambiente melhor.

É na Internet que acontecem as discussões sobre os temas mais controversos em saúde: vacinas, aleitamento materno, hemorroidas, AIDS, infertilidade, terapias complementares, e etc… É na Internet que a opinião de celebridades, políticos e pessoas comuns (sem o menor conhecimento científico) se equiparam e, muitas vezes, prevalecem sobre a de especialistas nestes temas, médicos que dedicaram suas vidas para estudar e pesquisar um determinado assunto.

É preciso compreender que hoje, os médicos que optaram por se relacionar melhor com seus pacientes, estão trabalhando não só nas enfermarias, consultórios, clínicas e hospitais, mas também on-line, sem se importarem com a ferramenta, pois o que conta são sempre as pessoas e o resultado das interações entre elas.

 

Dr. Yechiel Moises Chencinski

CRM-SP: 36.349

Médico Pediatra e Homeopata.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545