Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Cartilha tira principais dúvidas dos pais sobre a saúde das crianças

Do Jornal Extra - Globo

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma cartilha digital para esclarecer as dúvidas mais recorrentes de pais e mães sobre cuidados em saúde infantil. A publicação é baseada em questionamentos feitos por cuidadores nas páginas da campanha “Mais que um palpite”.

por Evelin Azevedo

07/06/2019

Para baixar a cartilha digital (clique aqui

— O que os pais mais desejam é acertar nas decisões sobre os cuidados com seus filhos. Mas, em um cenário permeado por fake news, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis. Para isso, não há fonte mais segura que os pediatras. Com base em evidências científicas e na prática clínica, eles têm as orientações corretas para oferecer uma resposta assertiva às famílias. E este é justamente o propósito da cartilha — afirma Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP.

imunidade das crianças é o tema mais abordado na cartilha. O material reforça, por exemplo, a importância de seguir o calendário vacinal e tira dúvidas sobre a eficácia das doses criadas para proteger os pequenos das doenças mais recorrentes na infância.

— Muitos pais ficam preocupados achando que vacinas podem fazer mal, que as reações são piores que a doença. Tudo isso mostra um certo desconhecimento. O Brasil ficou livre do sarampo por anos por causa a eficiência da vacinação. Há 40 anos, esta era uma das doenças mais responsáveis pela mortalidade infantil — afirma Moises Chencinski, do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP.

O material possui o formato de uma conversa de Whatsapp. Um pediatra é inserido no grupo da família para afastar palpites e acabar com as informações falsas — que infelizmente são muito comuns neste ambiente online. Como o acesso rápido a um pediatra não é a realidade da maioria dos cuidadores, Moises indica o que pode ser feito para não cair em mentiras espalhadas por parentes.

— A experiência de uma avó, por exemplo, deve ser escutada. É importante ouvir as histórias que ela viveu. Mas é necessário também explicar que as coisas mudaram e que informações passadas por pediatras são seguras e baseadas em novos estudos. Quando os pais receberem alguma informação ainda desconhecida, é importante pesquisar sobre o assunto em sites confiáveis, como o da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da SBP — finaliza.

Esclareça essas dúvidas.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545