Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Reflexões de 2.018 para levar para 2.019

2018 foi um ano diferente e repleto de contrastes. Difícil, mas realizador; muitos desafios, mas com reconhecimentos; muitas decepções, mas cheio de planos...

19/12/2018

2018 foi um ano diferente e repleto de contrastes.

Difícil, mas realizador; muitos desafios, mas com reconhecimentos; muitas decepções, mas cheio de planos...

Acredito que além de ter chacoalhado o país, mostrando uma realidade que merece reflexão, 2.018 trouxe para cada um de nós (e para mim também, logicamente), sinais e dicas que merecem uma respiração especial, para uma avaliação e programação para (pelo menos) 2.019.

Entre as muitas experiências que vivenciei nesse ano, os fatos me apresentaram e me alertaram para que eu desse mais atenção a alguns pontos.

- HUMILDADE - por mais que se estude, por mais que se aprenda, por mais que haja esforço e dedicação, sempre temos algo a descobrir com alguém, mesmo e especialmente com as crianças e os idosos. Não sabemos tudo de tudo, não conhecemos tudo de todos. Nem sempre o que tentamos sai como queremos e o outro é importante. HUMILDADE, mas não autodepreciação, autopiedade.

- RESPEITO - vai muito além da simples definição dos dicionários (Sentimento de reverência ou consideração; APREÇO; ATENÇÃO. DEFERÊNCIA). O significado é muito mais amplo. É acolher, ouvir, olhar, sentir, não julgar, entender. Sim. Tento intensamente praticar. Mas ainda preciso compreender, aprender e praticar mais a respeito de RESPEITO.

- DEDICAÇÃO - sempre que eu vejo o que eu faço e tudo aquilo que as pessoas me vêem fazendo e perguntam onde eu arranjo tempo para isso, a resposta é DEDICAÇÃO. Sim, profissionalmente, me dediquei muito esse ano. A cada ano que passa, e que eu acho que não dá pra fazer mais, o mundo me mostra o contrário. Com DEDICAÇÃO e amor pelo que se faz, sempre é possível um pouquinho (ou um poucão) a mais.

- AMIGOS - não me refiro aos virtuais: do Facebook (que são muitos, muitos), ou do WhatsApp. AMIGOS que estão sempre na minha vida, mesmo que não os veja com a frequência merecida e desejada. O nosso dia-a-dia e noite-a-noite de trabalho, de afazeres, muitas vezes nos afasta fisicamente. Muitos AMIGOS. Poderia ser mais e com mais intensidade. Muitas pessoas queridas, que fizeram e farão sempre parte da minha vida, das minhas memórias, da minha história. Não foi um ano de muitos encontros, confesso.

- FAMÍLIA - aqui, em uma análise bem fria (se é que em uma FAMÍLIA judaica dá para ter algo frio... kkk), talvez seja um dos pontos em que, por mais que eu me esforce, respeite e me dedique, eu esteja bem aquém do que eu poderia e deveria fazer. Em parte pela dedicação profissional, em parte pelo grande amor e compreensão de todos em relação às minhas escolhas. Acho que negligência, apesar de ser um termo muito forte, se aproxima da definição. Mais cuidado, mais atenção, mais presença. Eles são a base, a raiz da minha vida. Quando as coisas estão ótimas, é com eles que eu compartilho. Quando elas não estão bem, são eles que me "aguentam" e me acolhem, com o mesmo amor. Vou roubar uma frase de um de meus cunhados: "Obrigado por tudo e desculpe qualquer coisa". Não dá nem para dizer que vou me esforçar mais, porque esse amor não precisa de esforço. Ele existe e se fortalece apesar de tudo e de todos.

- ESPERANÇA - talvez esse faça parte do meu nome do meio. Ou SONHOS. Isso me move. E uma ESPERANÇA ou SONHO, na imensa e esmagadora maioria das vezes, OTIMISTA. Sempre quase tendo a certeza que amanhã, ou na próxima semana, ou no ano que vem, tudo se resolve e mais portas vão se abrir, e mais caminhos vão aparecer e eu vou ter sempre um SIM pra mais alguém, ou mais alguma proposta, ou algum "plano mirabolante". Tenho ESPERANÇA em um mundo melhor, em um pais melhor, mais humilde, com mais respeito, mais dedicação, amizades e mais vínculos familiares.

2.019 está próximo. O resto da vida (meus próximos 50 anos) está próximo também. E tudo começa pelo primeiro passo. Pra mim? A avaliação, reflexão e conscientização hoje. Depois disso, o planejamento possível. E sonhos, muito mais sonhos que, com humildade, respeito, dedicação, junto a amigos e a família poderão ser atingidos.

Que venha 2.019. Estaremos nos preparando. Feliz Ano Todo.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545