Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Alvo de discussões, homeopatia completa 178 anos no país

Do Portal Prudentino

Criada por Samuel Hahnemann em 1796, a homeopatia foi introduzida no Brasil em 21 de novembro de 1840 por Bennoit Mure. Por essa razão, esta é a data em que se comemora o Dia Nacional da Homeopatia.

por Redação

21/11/2018

Segundo o pediatra e homeopata Moises Chencinski, a homeopatia é a terapia alternativa que mais sofre com a disseminação das fake news - notícias falsas -, nos dias de hoje. "Isso não ocorre, por exemplo, com a acupuntura - especialidade também reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina -, nem com a ‘medicina ortomolecular’, que por não ser ainda uma especialidade médica, deveria ser chamada sempre de prática ortomolecular. Em relação à homeopatia, o que presenciamos, frequentemente, são declarações públicas contra a especialidade, muitas vezes, proferidas por pessoas que desconhecem as bases científicas da homeopatia”, afirma.

Sobre a falta de evidências científicas de que a homeopatia funcione, o especialista rebate. “Esta é provavelmente a declaração mais frequentemente citada e completamente imprecisa sobre a especialidade. A pesquisa em homeopatia não é um campo novo, há um grande número de estudos científicos sobre o tema, mas eles não são adequadamente divulgados”, diz o homeopata.

Até o final de 2014, 189 ensaios clínicos randomizados e controlados sobre a homeopatia, em 100 condições médicas diferentes, foram publicados em periódicos revisados por outros pesquisadores. Destes, 104 artigos foram controlados por placebo e foram elegíveis para revisão detalhada. “Muitas pessoas acreditam que todos os ensaios clínicos controlados randomizados de alta qualidade resultaram negativos para a homeopatia. Isso é falso”, diz Chencinski.

Exemplos

“Nem todos os cientistas acreditam que a homeopatia é impossível. Luc Montagnier, que ganhou um prêmio Nobel, em 2008, por seu papel na descoberta do HIV, diz que os homeopatas estão certos em usar altas diluições”, afirma o médico.

Para tomar apenas um exemplo famoso de reviravoltas médicas, em 1982, quando Barry Marshall e Robin Warren expuseram pela primeira vez sua teoria de que a infecção bacteriana era uma causa subjacente das úlceras estomacais, esta ideia foi ridicularizada.

Os cientistas disseram que era impossível que as bactérias sobrevivessem ao ambiente ácido do estômago, muito menos prosperassem lá, mas, anos depois, Marshall e Warren foram reconhecidos quando finalmente se aceitou que eles estavam certos: a infecção por Helicobacter pylori é de fato a causa mais comum de úlceras estomacais.

Em 2005, eles receberam o prêmio Nobel de Fisiologia. Na citação do Nobel, os médicos foram elogiados por sua “tenacidade e disposição para desafiar os dogmas vigentes”.

“Enquanto os cientistas continuam investigando como os medicamentos homeopáticos têm um efeito biológico, talvez devêssemos ser mais cautelosos sobre o uso da palavra impossível, quando se trata de qualquer faceta da ciência médica”, defende Moises Chencinski.

Os críticos da homeopatia apontam para o fato de que os medicamentos homeopáticos são tão altamente diluídos e que não há "nada neles".

“Pesquisadores de todo o mundo estão investigando o mecanismo de ação dos medicamentos homeopáticos, que provavelmente se baseiam na física quântica e não na química. Embora existam várias teorias sendo exploradas, ainda não entendemos como funcionam os medicamentos homeopáticos”, observa o homeopata.

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545