Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

17 perguntas que toda mãe de primeira viagem faz (1)

Do petite Blog

Quando devo começar a amamentar? Quantas horas o bebê dorme por noite? Quando posso sair na rua com o filhote? Essas e outras dúvidas são comuns às mães de primeira viagem. Afinal, como a maternidade é uma fase cheia de novidades e descobertas, as futuras mamães têm milhares de perguntas relacionadas à sua vida e a da criança após o parto.

Por Ivy Assis

15/07/2018

“É recomendável que as mulheres façam uma consulta com o pediatra a partir da 32° semana de gestação. Esse encontro tem o objetivo de conversar sobre o parto, vacinas, aleitamento materno e tirar as demais dúvidas da mãe”, explica Moises Chencinski, médico e membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Primeiros Cuidados da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Após o nascimento da criança, é comum que os pais de primeira viagem se desesperem, já que uma nova fase de sua vida começa. Os bebês demoram cerca de três dias para entender que, de fato, nasceram e precisam começar a se adaptar ao novo mundo. “Isso explica o fato das crianças serem muito boazinhas na maternidade e mudarem de comportamento ao chegarem em casa. Os bebês precisam de um tempo para compreender que eles não estão mais no útero da mãe”, diz Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Somado a isso, logo após o parto, a mulher passa por um período emocional conturbado. “Há uma queda hormonal muito brusca depois do parto, o que pode causar um desequilíbrio emocional”, conta Karina. “Além disso, a mulher não terá mais noites tranquilas de sono”, completa.

Diante desse cenário, a dica para não entrar em desespero é confiar no seu instinto materno, contar com a ajuda do parceiro e ter um pediatra sempre à disposição.

Para você se preparar para a maternidade, dê uma olhada nas perguntas e respostas abaixo e tire as duas dúvidas!

SOBRE A VIDA DA MULHER APÓS O PARTO

Quem responde é Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim:

Quando eu começo a amamentar?
A descida do leite acontece após 72 horas do nascimento do bebê. Isso se dá porque o bebê demora para entender que nasceu e que precisará buscar alimento de outra maneira. O bebê demora entre três e quatro dias para começar a acordar com fome. Isso justifica a perda de peso – cerca de 10% – que os bebês têm após o parto. Até o leite descer, o bebê irá se alimentar do colostro.

Como deve ser a dieta após o parto?
A dieta deve ser a mesma que a mãe teve durante a gestação para não influenciar a qualidade do leite materno e a saúde da criança.

Quando posso retomar a minha vida sexual?
A mulher pode voltar a sua vida sexual entre 30 ou 40 dias após o parto. Esse tempo de resguardo é importante para que o útero posso regredir de tamanho e para que haja menor risco de infecção. É comum que a mulher tenha sangramentos nesse período.
Ao voltar à rotina sexual, aconselhamos ao parceiro ter paciência com a mais nova mamãe, porque é comum que as mulheres não tenham libido. Após seis meses, os hormônios começam a normalizar.

Quando posso engravidar de novo?
A mulher pode engravidar de novo seis meses após o parto. Pedimos que a mulher espere esse período porque quando ela engravidar será interrompida a amamentação e a criança precisa se alimentar exclusivamente de leite por seis meses.

É normal que o cabelo comece a cair?
É comum que o cabelo da mulher comece a cair após o terceiro mês de vida do bebê. Isso acontece por causa das mudanças hormonais. Mas não se desespere: o cabelo começa a crescer novamente após o sexto mês. Recomentamos que as mães usem um xampu neutro nesse período.

Vou conseguir dormir?
Não. Em um primeiro momento, a mãe não vai conseguir dormir porque está preocupada com o recém-nascido. Depois, as mães precisarão acordar todas as vezes que o filho começar a chorar. É comum que as mães durmam apenas de três em três horas.

Devo voltar a trabalhar?
A mulher deve sempre voltar a trabalhar porque é importante manter a rotina que ela tinha antes do nascimento do bebê. Do contrário, ela pode ter a sensação de que parou no tempo, uma vez que seus filhos vão crescer e ter a sua própria vida.

SOBRE OS CUIDADOS COM O BEBÊ

Quem responde é Moises Chencinski, médico e membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Primeiros Cuidados da Sociedade de Pediatria de São Paulo:

Qual é a posição recomendada para o bebê dormir?
O bebê deve dormir de barriga para cima. De acordo com pesquisas, bebês que dormem de bruço ou de lado correm o risco de ter a síndrome de morte súbita. As demais posições são permitidas quando o bebê já for capaz de ser virar sozinho na cama.

É normal o bebê espirrar toda vez que os pais forem trocá-lo?
É normal porque a troca de roupa faça com que o bebê fique com frio. Isso faz com que ele espirre, sim.

Quais são as vacinas que devem ser tomadas nos primeiros dias de vida do bebê?
Na maternidade é dado o BCG, contra tuberculose, e a vacina contra hepatite B.

Quando devo ir ao pediatra?
A criança deve fazer a primeira consulta ao pediatra entre os primeiros 7 e 10 dias de vida.

Quando eu posso passear com o meu filho na rua?
Recomendamos que a criança fique em casa nos primeiros 30 ou 60 dias. Esse período é importante para que a mãe conheça o seu filho e para que o bebê reconheça a sua mãe. Além disso, é importante evitar que a criança seja exposta ao sol porque só recomendamos o uso de protetor solar após os seis meses de vida.

Quantas horas de sono um bebê pode dormir?
Isso é muito relativo. O importante é que o bebê durma de dia e de noite e que durma o suficiente para estar saudável. Para isso, não devemos estabelecer regras.

Como devo cuidar do umbigo do bebê?
O umbigo pode cair entre 7 e 15 dias após o nascimento. É importante fazer a limpeza dessa parte do corpo do pequeno para evitar infecções. O umbigo pode ter secreção e sangramento antes de cair e até 10 dias depois de cair.

O que é considerado febre? Quando devo medicar?
Temperaturas acima de 37,5°C são consideradas febre. Nós devemos medicar a criança quando a temperatura está igual ou superior a 37,8°C. É bom lembrar que muitas mães agasalham demais seus filhos e esse excesso de calor pode gerar a febre. Antes de medicar a criança, procure um médico. Além disso, as mães também devem evitar o uso de remédios e só podem tomá-los com indicação médica para não afetar a qualidade do leite materno e saúde do bebê.

Qual a temperatura da água do banho?
É importante que a criança tome até dois banhos por dia, sendo que um dos banhos tem o objetivo de limpar a pele e o outro deve apenas refrescar o bebê. Se você der mais banhos do que o recomendado, a pele do bebê pode ressecar. Para descobrir a temperatura ideal, coloque a face interna do seu cotovelo na água e veja se a temperatura está agradável. O sabonete deve ser neutro e os pais não devem demorar muito para dar banho porque a criança pode começar a sentir frio.

Devo sempre dar atenção quando o bebê está chorando?
Sim. O bebê chora para se comunicar e não para fazer birra. Quando o bebê chora, os pais devem ficar atentos porque ele quer comunicar algo.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545