Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

Contato físico entre pais e filhos faz bem à saúde dos pequenos, diz estudo

Do site Extra Globo

Uma pesquisa feita pela Universidade de Colúmbia Britânica, no Canadá, e pelo Instituto de Pesquisa do Hospital da Criança da mesma província canadense concluiu que o toque e o contato entre bebês e seus cuidadores podem afetar as crianças em nível celular.

por Evelin Azevedo

16/06/2018

— O estudo mostrou que as crianças que foram mais angustiadas quando bebês e receberam menos contato físico tinham um perfil molecular em suas células considerado subdesenvolvido para a idade, apontando para a possibilidade de atraso biológico — explica o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

O trabalho envolveu 94 crianças saudáveis. Os pesquisadores pediram aos pais de bebês de 5 semanas que mantivessem um diário do comportamento de seus filhos, registrando informações como sono, choro e alimentação, bem como a duração do cuidado que envolvia o contato físico. Quando as crianças tinham cerca de 4 anos e meio, o DNA delas foi coletado.

Os cientistas descobriram diferenças de metilação (modificação bioquímica do DNA) consistentes entre crianças com alto contato físico e as com baixo contato em cinco locais específicos. Dois desses se enquadram em um gene que desempenha papel no sistema imunológico e outro que está envolvido no metabolismo. No entanto, os efeitos dessas mudanças no desenvolvimento infantil e na saúde ainda não são conhecidos.

— A gente observa clinicamente que grupos de crianças que vivem em boa condição socioafetiva, comparados com os que não vivem nesta condição, apresentam grandes diferenças na capacidade de desenvolver afetos positivos quando entram em contato com outras pessoas — afirma Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber.

De acordo com Brites, manter o contato físico com os filhos é fundamental para diagnosticar distúrbios de comportamento como o autismo, no qual a criança não gosta de ser tocada.

Mantenha o contato

Pegue no colo

Sempre que for possível, pegue seu filho pequeno no colo, principalmente quando ela estiver assustada ou chorando. Isto passa segurança à criança e a deixa mais calma

Olho no olho

Quando precisar falar com a criança, abaixe-se na altura dela e converse olhando nos olhos. Use uma linguagem franca, clara e em tom agradável. Se for dar uma bronca, use um tom firme, sem gritar

Tenha contato físico

Quando houver chance, encoste em seu filho. Ao se sentar ao lado dele, por exemplo, aproveite a oportunidade para fazer um carinho

Abrace

O abraço é muito importante em qualquer etapa da vida. Abrace seu filho pelo menos uma vez por dia.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545