Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como saber se a criança está acima do peso?

Do Momento com o Especialista - TV Cultura

No Momento com o Especialista desta semana, saiba quais fatores podem indicar a obesidade infantil

08/02/2018

Antigamente, um bebê gordinho era sinal de saúde e de fofura. Mas, apesar daquelas dobrinhas deixarem a criança ainda mais graciosa, o assunto de hoje tem preocupado os especialistas da saúde, já que a obesidade infantil é um problema sério e que precisa ser tratado com muita atenção.

A alimentação tem um papel fundamental na questão, mas existe também o fator genético, que não pode ser desconsiderado. Então, como saber se a criança está acima do peso? No Momento com o Especialista desta semana, o pediatra e homeopata Moisés Chencinski tira dúvida sobre o tema.

PERGUNTA 1

Minha filha tem 3 anos e 4 meses e pesa 15 quilos. Gostaria de tirar a dúvida se isso é normal, pois eu e o pai dela não somos muito altos.

- Claudia Santos Aquino

Resposta: Quando avaliamos o crescimento de uma criança, muitos fatores são levados em consideração. As características genéticas são parte importante dessa avaliação. Mesmo assim, a análise deve ser feita não em um ponto isolado, um dado único, e sim na evolução dos pesos e estaturas, acompanhando a velocidade de crescimento. O pediatra, em consulta, faz essa avaliação por meio da observação dos dados em um gráfico da OMS (2016) e pode intervir quando necessário.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545