Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Consultório Amigo da Amamentação

*Moises Chencinski
*Marcus R. de Carvalho

Consultório Amigo da Amamentação - Um lugar de apoio à nutriz e seus familiares

12/05/2017

Nos últimos anos, temos observado inúmeras iniciativas para que mães e lactentes possam usufruir as vantagens do aleitamento materno.

A NBCAL – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, as leis que protegem mães na amamentação em público, a ampliação da licença-paternidade e maternidade nas Empresas Cidadãs, além das já consagradas Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), a Rede de Bancos de Leite Humano, o Método Canguru, a Semana Mundial da Amamentação... E mais recentemente, a instituição do mês do Aleitamento (O Agosto Dourado),  entre outras, foram iniciativas  fundamentais para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento.

Mesmo assim, as ações precisam ser aprimoradas, integradas, aperfeiçoadas.  Os serviços públicos são responsáveis por grande parte da atenção à população brasileira. Mas, o que cada um de nós profissionais de saúde e nossas Sociedades, Associações e Conselhos podemos contribuir?

- O que fazemos na prática em prol do sucesso do aleitamento em nossos consultórios?
- O que poderíamos todos fazer a mais para favorecer mães com seus bebês que nos procuram em nossa prática particular para orientar a amamentação?
- Quem de nós está disposto a se comprometer pessoalmente para recuperarmos essa cultura dentro de um espaço sob nossa responsabilidade?

Tomando como inspiração recente publicação da Academia Americana de Pediatria, adaptamos essa proposta, adequando-a à realidade brasileira, para criar, em nossos consultórios, um ambiente de apoio à amamentação.

Visto que mães e bebês são vistos com regularidade por profissionais de saúde em consultas periódicas, desde a gestação até os primeiros anos de vida, criam-se oportunidades ímpares de acolhimento e informação.

Assim sendo, esses profissionais precisam estar preparados para orientar, prevenir, diagnosticar e solucionar problemas relacionadas ao aleitamento, acolhendo e ouvindo as mães em suas dificuldades e apoiando-as em suas decisões.

Assim, estamos lançando a iniciativa Consultório Amigo da Amamentação para que seja assumido não só por Pediatras, mas também, por Obstetras, Odontopediatras, Fonoaudiólogos e todas as categorias que acompanham, com regularidade ou eventualmente, lactantes e lactentes, em consonância com o tema da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (2017): “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse!”. 


Os propositores do "Consultório Amigo da Amamentação" querem deixar claro que não haverá cursos de capacitação para a implementação dessa iniciativa, que não haverá sistemas de avaliação.

Não poderemos ir aos consultórios analisar o cumprimento dos requisitos e também não poderemos estar nas "solenidades" de entrega das placas.

Qualquer profissional de saúde que cumpra os passos propostos pode se declarar e intitular o seu consultório como esse espaço

"Breastfeeding Friendly" ou "Consultório Amigo da Amamentação".

As auditoras serão as próprias lactantes, lactentes e seus companheir@s que irão perceber o cumprimento dos 10 critérios.

Atenciosamente,

*Marcus & *Moises

*Moises Chencinski é Especialista em Pediatria, Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2016 / 2019). Autor do livro GERAR e NASCER um canto de amor e aconchego. Editor do Blog #Euapoioleitematerno e do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

*Marcus Renato de Carvalho é Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina - UFRJ. Especialista em Amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant desde 2001. Coordenador do livro “Amamentação – bases científicas” 4ª. ed. e Editor do Portal aleitamento.com

Recomendações: Consultório Amigo da Amamentação

Veja as recomendações que podemos implementar para ter essa distinção de Consultório Amigo da Amamentação.

  • Ter uma política (norma) de promoção, proteção e apoio ao aleitamento que seja do conhecimento de todos que trabalham no consultório (Passo 1 / IHAC)

  • Contar com profissionais capacitados e atualizado periodicamente em manejo clínico da lactação e nas habilidades de aconselhamento (Passo 2 / IHAC).

  • Orientar sobre aleitamento, avaliação das mamas durante o pré-natal com recomendação de consulta da gestante e seus familiares com pediatra no começo do último trimestre da gestação (Passo 3 / IHAC).

  • Explicar sobre vantagens do parto normal com clampeamento tardio de cordão, contato pele-a-pele e amamentação na sala de parto e em livre-demanda e a importância do alojamento conjunto (Passos 4, 5 e 7 / IHAC).

  • Observar uma mamada durante as primeiras consultas e sempre que for necessário (Puericultura), ratificando as recomendações sobre aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, e complementar até 2 anos ou mais, com introdução alimentar oportuna e desmame natural (Passos 6 e 8 / IHAC).

  • Informar as mães sobre a coleta e doação de leite materno desde as primeiras consultas e como manter a amamentação na volta ao trabalho (Passo 5 / IHAC).

  • Indicar, quando necessário, profissionais experientes (enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, odontopediatria, psicologia...) na adesão e manutenção do aleitamento, bem como grupos de apoio éticos (Passo 10 / IHAC).

  • Estimular a amamentação na sala de espera e na sala de consulta, mas fornecer espaço privado caso seja solicitado.

  • Não receber fórmulas infantis, mamadeiras e intermediários de silicone de representantes de indústrias e não promover a distribuição de fórmulas, brindes ou materiais informativos das empresas (Passo 9 / IHAC). 

  • Conhecer e divulgar ações relacionadas ao estímulo do aleitamento materno, como a SMAM, direitos da lactante, leis que protejam a amamentação em público e oferecer fontes de consulta oficiais, reconhecidas e éticas para que os pais possam acessar.

Recomendações de leitura para os profissionais de saúde

Recomendações de leitura para mães e pais

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545