Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Atividades físicas melhoram o aprendizado das crianças

Do site da Revista Pense Leve

Estimular a movimentação traz vantagens na concentração e rendimento dos pequenos

por Redação

24/05/2017

Você estimula a atividade física do seu filho? Saiba que o tempo ativo usado para energizar o cérebro torna os momentos de aprendizagem ainda melhores. Ou seja, quando mais ativo ele for, melhor será o desenvolvimento dele. E isso foi comprovado!

Um relatório de 2013 do Instituto de Medicina concluiu que as crianças que são mais ativas “demonstram maior atenção, têm velocidade de processamento cognitivo mais rápido e melhor desempenho em testes acadêmicos padronizados do que crianças que são menos ativas”, afirma Moises Chencinski, pediatra e homeopata de São Paulo (SP).

Crianças ativas demonstram maior atenção e velocidade de processamento cognitivo

“A atividade física diária é uma oportunidade para a escola média se tornar uma escola de alto desempenho. A atividade ajuda o cérebro de muitas maneiras: estimula mais vasos sanguíneos no cérebro para suportar mais células cerebrais. E há evidências de que crianças ativas se saem melhor em testes padronizados e prestam mais atenção na escola”, destaca.

Uma boa explicação para a melhora do rendimento também pode ser a redução do estresse da sala de aula – comum em dias de provas, por exemplo. O movimento também ativa todas as células cerebrais que as crianças estão usando para aprender, acordando o cérebro. Além disso, faz com que as crianças divirtam-se, o que as fazem ter mais ânimo para frequentar as aulas e realizar as demais atividades.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545